Estou aqui com uma dúvida... Já li em alguns tópicos que para aumentar a pressão no turbo é encortando a vareta da wastegate... O problema é que no meu VM não existe essa vareta! O meu turbo é um KKK e ao invés de ter essa vareta tem no topo da waste gate um parafuso comprido e uma porca. Alguém me sabe dizer se é a mesma coisa, ou seja, terei de apertar esse parafuso para ter mais pressão de turbo?
Aumentar pressão turbo VM
- GDS
- júnior TT

- Registado: 20 jan 2010 13:30
- Land Rover: Range Rover VM 1990
- Sócio LCP: 2322
Aumentar pressão turbo VM
Boas a todos!
Estou aqui com uma dúvida... Já li em alguns tópicos que para aumentar a pressão no turbo é encortando a vareta da wastegate... O problema é que no meu VM não existe essa vareta! O meu turbo é um KKK e ao invés de ter essa vareta tem no topo da waste gate um parafuso comprido e uma porca. Alguém me sabe dizer se é a mesma coisa, ou seja, terei de apertar esse parafuso para ter mais pressão de turbo?
- JotaJor
- master TT

- Registado: 21 ago 2006 12:41
- Land Rover: Defender 110 SW Td5 03'
- Sócio LCP: 2060
- RTI: 0
Re: Aumentar pressão turbo VM
Boas!
sim, nos kkk tens que desapertar a contra-porca, e apertar o parafuso
vai dar tudo ao mesmo
sim, nos kkk tens que desapertar a contra-porca, e apertar o parafuso
vai dar tudo ao mesmo
- jpcme
- master TT

- Registado: 03 ago 2005 15:49
- Land Rover: Defender 110 SW
- Sócio LCP: 2208
O que o JotaJor disse está correcto, mas tem em mente que, o motor VM já tem potência e binário qb e que o facto de se puxar pela pressão do turbo, leva a que a pressão dentro dos cilindros aumente o que leva para uma diminuição da vida das cabeças que por si só já são problemáticas, dando problemas a nivel de fissuras, resultante da pressão e da temperatura elevada.
Este motor é fantástico, mas não foi desenhado para trabalhar em veículos... é um motor estático (para trabalhar montado em suportes) fazendo enumeros serviços industriais e também usado em barcos, aonde a refrigeração não tem nada a ver com o mundo automóvel, aonde as rotações e a solicitações de potencia são tudo menos constantes.
Para um motor VM trabalhar bem num automóvel, tem de ter o circuito de refrigeração OK isto é, viscoso da ventoinha a trabalhar bem, uma bomba de agua em perfeitas condições, radiadores a funcionar em pleno, liquido de refrigeração em bom estado e não agua, etc, etc.
Não quero amedrontar, mas foi só uma pequena chamada de atenção.
Cumps
JP
Este motor é fantástico, mas não foi desenhado para trabalhar em veículos... é um motor estático (para trabalhar montado em suportes) fazendo enumeros serviços industriais e também usado em barcos, aonde a refrigeração não tem nada a ver com o mundo automóvel, aonde as rotações e a solicitações de potencia são tudo menos constantes.
Para um motor VM trabalhar bem num automóvel, tem de ter o circuito de refrigeração OK isto é, viscoso da ventoinha a trabalhar bem, uma bomba de agua em perfeitas condições, radiadores a funcionar em pleno, liquido de refrigeração em bom estado e não agua, etc, etc.
Não quero amedrontar, mas foi só uma pequena chamada de atenção.
Cumps
JP
GDS Escreveu:Boas a todos!![]()

- GDS
- júnior TT

Boas JotaJor!
Ok, foi isso que pensei!
De qualquer forma foi uma questão mais de curiosidade pois é como dizes jpcme, estes motores são muito bons apenas temos de ter muito cuidado.
Estive o fim de semana todo a limpar os sistemas de radiadores todos, intercoolers, raiador de óleo, rádiador de água e respectivas tubagens. Voltei a montar tudo, verificar viscoso, liquido de refrigeração a 50% (aprendi aqui!
) e por acaso olhei para o turbo e andei à procura da tal vareta. Como não a encontrei fiquei na dúvida. Já esclarecida.
Obrigado aos dois!
A minha proxima aventura vai ser tirar o radiador do AC, pois no meu o compressor foi à vida e foi retirado, e aproveitar as ventoinhas para arrefecer o radiador nos passeios.
Alguem já fez isso? Alguma dica?
Ok, foi isso que pensei!
De qualquer forma foi uma questão mais de curiosidade pois é como dizes jpcme, estes motores são muito bons apenas temos de ter muito cuidado.
Estive o fim de semana todo a limpar os sistemas de radiadores todos, intercoolers, raiador de óleo, rádiador de água e respectivas tubagens. Voltei a montar tudo, verificar viscoso, liquido de refrigeração a 50% (aprendi aqui!
A minha proxima aventura vai ser tirar o radiador do AC, pois no meu o compressor foi à vida e foi retirado, e aproveitar as ventoinhas para arrefecer o radiador nos passeios.
-
miguelbarbeiro
- pleno TT

- Registado: 20 fev 2009 11:38
- Land Rover: RANGE ROVER 2.5 TD
- Sócio LCP: 2309
- RTI: 882
Boas, eu retirei o radiador do ac e deixei ficar os ventiladores,coisa que por norma so uso em estrada e em dias muito quentes, realmente ajuda bastante principalmente em zonas onde tenhas de utilizar a 2 e 3 velocidades constantemente.GDS Escreveu:Boas JotaJor!
Ok, foi isso que pensei!![]()
Estive o fim de semana todo a limpar os sistemas de radiadores todos, intercoolers, raiador de óleo, rádiador de água e respectivas tubagens. Voltei a montar tudo, verificar viscoso, liquido de refrigeração a 50% (aprendi aqui!) e por acaso olhei para o turbo e andei à procura da tal vareta. Como não a encontrei fiquei na dúvida. Já esclarecida.
Obrigado aos dois!
![]()
A minha proxima aventura vai ser tirar o radiador do AC, pois no meu o compressor foi à vida e foi retirado, e aproveitar as ventoinhas para arrefecer o radiador nos passeios.![]()
- panther667
- master TT

- Registado: 22 set 2010 22:09
- Land Rover: Range Rover 200Tdi 1992
- Sócio LCP: 2395
Eu tambem fiz isso, tirei o radiador do AC e fiquei com as ventoinhas... o meu RR nunca aqueceu demais, mas naqueles dias de muito calor costumo ligar as ventoinhas

- GDS
- júnior TT

Boas a todos!
Só a titulo de curiosidade... qual é a pressão de origem que o turbo de um Range VM faz?
O meu é um kkk 16, até onde é que se poderá aumentar? Com uma certa segurança! Isto se aumentar... ainda está em estudo...
Só a titulo de curiosidade... qual é a pressão de origem que o turbo de um Range VM faz?
O meu é um kkk 16, até onde é que se poderá aumentar? Com uma certa segurança! Isto se aumentar... ainda está em estudo...
-
Francisco Rebelo
- júnior TT

- Registado: 10 abr 2010 18:35
O meu já andou a 1.4 bar, mas não tenho a certeza do manometro, sei que certo certo já teve a 1.2 e agora está a 1.1
- GDS
- júnior TT

Boas Francisco!
Era para essas pressões que estava a apontar.
Notas muita diferença no andamento ou é só um ligeiro empurrar nas costas?
Já agora... Alguém sabe converter a medida de pressão kg/s ? Porque no site oficial da kkk, está lá a "Max. flow rate" para este turbo e é de 0.19 kg/s...
http://www.3k-warner.de/products/turboc ... icles.aspx
Era para essas pressões que estava a apontar.
Já agora... Alguém sabe converter a medida de pressão kg/s ? Porque no site oficial da kkk, está lá a "Max. flow rate" para este turbo e é de 0.19 kg/s...
- mats
- iniciante TT

- Registado: 26 jan 2010 19:38
Pois como o nome diz penso que estás a ver duas coisas diferentes uma é caudal outra é pressão e neste caso é caudal de ar.se pensar mos um pouco quando se mete turbos maiores não é para lhe aumentar muito a pressão é sim manter o fluxo máximo á pressão pretendida!
espero ter ajudado
Abraço
espero ter ajudado
Abraço
-
Francisco Rebelo
- júnior TT

- Registado: 10 abr 2010 18:35
GDS Escreveu:Boas Francisco!
Era para essas pressões que estava a apontar.Notas muita diferença no andamento ou é só um ligeiro empurrar nas costas?
![]()
Já agora... Alguém sabe converter a medida de pressão kg/s ? Porque no site oficial da kkk, está lá a "Max. flow rate" para este turbo e é de 0.19 kg/s...![]()
Notas e bem.
Tinha 205/80/16, dei um cheirinho para os 235/85/16 que não podia com as rodas, agora tenho 33x12.5 e continua a poder com elas
Mas convém não te entusiasmares e quereres mais....ele dá mas por pouco tempo, tenho um amigo com um 300 que já andou a fazer quase 2....
- hcardo
- iniciante TT

- Registado: 27 out 2010 22:40
- Land Rover: Range Rover VM 92
- Sócio LCP: 13
apressão do turbo de origem deve ser 0,9 as 3800 rpm.
para verificar tens de cmprar um manometro de pressão e verificar em andamento!! em andamento, não parado.
eu já testei com 1,4 e fica um verdadeiro canhão, mas passado pouco tempo rebentou uma junta de cabeça.
para já ando com 1,1 e ainda não rebentou.
para dar mais pressão, basta apertar o parafuso da valvula wastergate, mas.... só com um manometro, para saber a quanto está. o motor vem não aguenta muita pressao dentro das cabeças.
para verificar tens de cmprar um manometro de pressão e verificar em andamento!! em andamento, não parado.
eu já testei com 1,4 e fica um verdadeiro canhão, mas passado pouco tempo rebentou uma junta de cabeça.
para já ando com 1,1 e ainda não rebentou.
para dar mais pressão, basta apertar o parafuso da valvula wastergate, mas.... só com um manometro, para saber a quanto está. o motor vem não aguenta muita pressao dentro das cabeças.
-
flavio
- caloiro TT

- Registado: 18 mar 2013 21:28
- Land Rover: Discovery 300 tdi 94
Boas meus landsamigos eu tenho um disco 300 tdi e ja dei duas voltas no parafuso da vareta e nem por isso senti muita diferenca porque continua a fazer 1 bar de pressao, sera que se pode dar mais para sentir mais impacto ou nao vale a pena mexer porque nao passa daquilo que esta? Agradeço a vossa amizade e é de referir que quem tem um land tem uma familia. Cump.....
-
reis
- iniciante TT

- Registado: 28 abr 2012 20:15
- Land Rover: Range Rover Classic (VM)
- Sócio LCP: 2861
Se alguém já apertou o dito parafuso do turbo do VM podia mais ou menos dizer quantas voltas deu para a malta ter uma ideia...
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
Boas flavio
para não haver stress podes ir até 1.2
reis o melhor será utilizar um manometro
Não esquecer em ambos os casos, caso necessario, de compensar com
para não haver stress podes ir até 1.2