P38 - Temp na chaufage e temp no motor

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
sacaetano
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 04 nov 2010 00:13
Land Rover: BMW 2.5 DSE
Sócio LCP: 0
RTI: 0

Re: P38 - Temp na chaufage e temp no motor

Mensagem por sacaetano »

jonasserra Escreveu:Ola sacaetano,

Acho que estou a fazer alguma coisa mal...
Ponho a "garrafa" no vaso de expansao (tenho de tirar algum liq refrigerante), carro a trabalhar à temp normal de funcionamento, dou umas bombadas mas aquilo cria vacuo e nao consigo puxar mais ar do vaso de expansao...e acho que nao puxa ar suficiente para ter resultados conclusivos (bom, pelo menos o liq de teste nao muda de cor).
Ou entao nao estou a deixar tempo suficiente..

O irontite ainda nao experimentei...falta-me o liq de limpeza do circuito de refrigeração e liq de refrigeração para voltar a encher o circuito.

Mal tenha resultados de uma e de outra operação comunico.

(entretanto estou à espera que me deem a cotação de uma bomba injectora reconstruida..)
OK,
Em relação ao preço da reparação da bomba fui hoje a uma empresa aqui em Beja a reparação da mesma vai dos 250.00 até 550.00 euros no maximo caso que tenha de levar a parte electronica, se esta estiver boa fica pelos 250.00 euros mais IVA
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

João, novidades?? :)
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
jonasserra
júnior TT
júnior TT
Registado: 04 ago 2005 11:17
Land Rover: Range Rover TD VM 1991
Range Rover 2.5DSE 1998
Sócio LCP: 19

Mensagem por jonasserra »

Bom, depois de considerar a quilometragem que o "miudo" leva, decidi por uma b.i. recondicionada (la vai euro...).
Esta num centro bosh na zona industrial (porto) onde aproveitei e pedi para trocarem o injector 4 (que eu levei) e trocar as velas (duas delas já estavam queimadas - de facto custava um pouco a pegar a frio).
Pelo que me disseram da bosh, as velas tinham residuos carbonosos, o que acho que é bom sinal, pois se alguma estivesse limpinha significaria que o respectivo cilindro estaria a dar passagem de compressao.....certo?
Amanha esta pronto.

...e hoje na VCI a traseira do meu VM foi testada por uma furgoneta....e o parachoques da dita cuja ficou a perder!!! eheheheheheh
One Life, Live It
Porto
laiginha
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 set 2009 22:52
Land Rover: RR P38 2.5DSE AUTO MY2001
Sócio LCP: 3624

Mensagem por laiginha »

Viva João

Avalia que ainda andas na azáfama de dar alma a tua máquina. Já decidiste pelo motor? Quanto a bomba injectora não havias já recondicionado recentemente? Porque razão decidiste optar por uma outra recondicionada ou recondicionastes a tua ? :(

Faço votos que consigas ser bem sucedido. :)

PS: O tipo da furgoneta deve ter ido chora para casa, e aprendido a lição de não se meter com mais fortes! :D
Grato pelos comentários.

JLL
JLL
RR P38 2.5DSE AUTO MY2001
MAIA
jonasserra
júnior TT
júnior TT
Range Rover 2.5DSE 1998

Viva,

A reparação (definitiva) da b.i. era uma das coisas que tinha em mente fazer.
Qd a mandei reparar da primeira vez, foi para parar com umas fugas que tinha (ficou por cerca 200, 250euros).
Ultimamente o carro estava com consumos muito exagerados, tinha tambem o problema cronico destes motores (custar a pegar a quente) e o desempenho do carro deixava muito a desejar (perda acentuada de potencia em subidas mais prolongadas).
Por isso, e devido já aos muitos algarismos que o conta-quilometros tem, optei por uma b.i. recondicionada (e lá vai euro...)
Como tinha lá em casa o injector 4, aproveitei para mo trocarem.

Quanto ao motor.......
Pedi tb para me trocarem as velas, e elas estavam "sujas", e pelo que li algures, será um bom sinal pois indica que não haverá passagem de compressão...penso eu de que....
O problema do aquecimento poderá estar então ou na junta ou na culaça (ou ambas). Solução definitiva seria comprar uma culaça nova (AMC), pernos e junta novos (originais). Ou viscoso, ou bomba de agua ou termostato (tenho um lá em casa novinho e original). O radiador é novo LR, mas não me impedia de o mandar testar..
Assim, o que vou fazer agora será uma limpeza profunda ao circuito refrigeração, re-encher o circuito com um anti-refrigerante (fornecido pelo Tomcat -obrigado!!!) e purgar bem o ar.
Ainda estou a ponderar aplicar o irontite que tenho lá em casa.
One Life, Live It
Porto
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

João,

Eu, mas isto sou eu e disse-te pessoalmente (já colocastes o produto no gasóleo ;) ) não gastava mais um € nesse motor, muito menos reparar a bomba.
Pois um dos vários problemas, que comentas pode ser muito bem o injector nº4 (por algum motivo já o comprastes).

Vai actualizando ;)
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

jonasserra
júnior TT
júnior TT
Range Rover 2.5DSE 1998

Viva Paulo,

O VM tá um espectaculo!!! O liquido fez-lhe bem :-) Obrigado Paulo.

O DSE, mal o contacto de Viseu volte de ferias falo com ele e muito provavelmente vou para a frente com o negocio.
Nao gasto mais dinheiro com o meu motor.
A reparação da b.i., foi para arrumar com o sistema de injecção.
O injector 4 já lá esta mas ainda não tive oportunidade de testar o carro.
(ainda não mo deram, ficou para fazer uma limpeza ao motor de arranque..)
One Life, Live It
Porto
jonasserra
júnior TT
júnior TT
Range Rover 2.5DSE 1998

Bem me parecia que esta seria uma reparação que já deveria ter feito à muuuuito tempo!

Levou uma b.i. recondicionada, o injector electronico, velas e uma limpeza das escovas do motor de arranque (e mais qualquer coisa num sensor da cambota).
O carro está a trabalhar como novo.
A frio, pega à primeira e responde bem nas primeiras acelarações (velas, injector 4?)
A quente, pega bem.
Desenvolve bem e parece mais vivo (pudera, com uma b.i. "nova")

A seguir vai levar uma lavagem do sistema de refrigeração e enfiar~lhe o "selante".
...e muito forte possibilidade de trocar o motor...a ver o que me dizem ali das 'beiras'

Cumprimentos e bom ano 2011 a todos!!
One Life, Live It
Porto
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

jonasserra Escreveu:....
A frio, pega à primeira e responde bem nas primeiras acelarações (velas, injector 4?)
A quente, pega bem.
....
O injector nº4 é responsável por muita coisa menos boa ;)
Um abraço.

pedrors1001
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 jul 2009 02:55
Land Rover: Discovery 300 Tdi - 1996

Anteriores:
Range Rover 2.5 DSE - 1997
Freelander XE di - 1998
Sócio LCP: 23

Mensagem por pedrors1001 »

Boas,

Depois de algum (muito) dinheiro gasto (radiador, boma de água, junta da colaça, colaça testada) o meu P38 continua a aquecer.
Normalmente só noto depois de uns Kms de auto-estrada e o que acontece é sempre o mesmo, o ponteiro da temperatura estabiliza nos 90º (vertical) apesar de ter o termostato aberto e depois, numa fracção de segundos cai literalmente para o vermelho e deita a água toda fora.
Escusado será dizer que desisti do meu mecânico (de quem até ao momento só tinha bem a dizer) :bolas: .
Estava a apontar para o viscoso mas hoje passei pelo Sr. Faria em Adaúfe/Braga e o diagnóstico foi bloco ou cabeça rachada porque está a ganhar muita pressão no circuito de refrigeração :ohnao: .
Segundo ele os testes que se fazem às colaças de pouco servem porque nos nossos carros a temperatura de funcionamento anda nos 120º e as colaças são testadas no máximo a 80º e desmontadas o que lhes permite expandir sem se notarem fugas.
Como o dinheiro que já gastei até agora não foi pouco e como se afiguram gastos elevados (cabeça ou bloco) a solução que falamos seria utilizar um desses líquidos selantes para ver se resolvia o problema (o sr. Faria diz que já teve bons resultados).
Tenho lido aqui que recomendam o Irontite mas já alguém experiência da sua utilização? Há outros produtos no mercado (falaram-me num da Kraft)?
CumpRRimenTTos,

Pedro Rebelo da Silva
Pedro Rebelo da Silva (LCP nº 23)
Range P38 - Braga/Esposende/Fão/Porto
jonasserra
júnior TT
júnior TT
Range Rover 2.5DSE 1998

Viva Pedro,

Exactamente os mesmos sintomas que o meu.
(a rolar em cidade o teu comporta-se normalmente? O meu, posso estar umas duas horas no para-arranca e trabalha certinho...vou para a auto-estrada e é a desgraça..)

Tenho lá o material todo da irontite para fazer um tratamento ao motor, mas ainda não tive tempo de o fazer.

Como a culaça que eu lhe pus era usada (e passou no teste de pressao), em ultimo caso compro uma nova...

A ver.....
One Life, Live It
Porto
pedrors1001
júnior TT
júnior TT

Anteriores:
Freelander XE di - 1998

João,

O meu em cidade praticamente nunca chega sequer à escala branca (anda entre o azul e o início da escala).
Na passagem de ano fui a Foz Côa para cima fui pela AE, conclusão luz vermelha e água fora no final da A4 e depois ao entrar no IC2.
Para baixo vim pela nacional, o ponteiro nunca chegou à vertical.
Nota: termostato aberto
Acabei de comprar um solda blocos da Redex cada frasco dá para tratar até 4 litros de capacidade do radiador logo para o nosso comprei 3 frascos.
Vou fazer o tratamento durante os próximos dias e depois logo digo como correu.

CumpRRimenTTos,

Pedro Rebelo da Silva
JotaPê
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 nov 2010 16:27
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 0

Mensagem por JotaPê »

O meu também criava pressão nos sistema de refrigeração, não aquecia a não ser a subir com o ar condicionado ligado, até que um dia aqueceu e jogou a água fora, como ando sempre de olho no ponteiro da temperatura, vi o malandro a subir e encostei logo, chegou ao vermelho já parado. Resultado, cabeça nova.
A que lá estava já tinha sido enxertada e tinha levado um produto qualquer para disfarçar. Agora não cria pressão no sistema (também pudera).
Tenham atenção a isso.
pedrors1001
júnior TT
júnior TT

Anteriores:
Freelander XE di - 1998

Boas,

A ideia de colocar o produto é só mais um teste. Drenei o circuito de refrigeração, coloquei apenas água e o produto. Agora vou andar com ele assim até 2ª ou 3ª para ver o resultado.
Se resolver por aqui muito bem, senão vai continuar a andar em cidade até juntar uns €€€ para a cabeça ou para o motor completo.
O que eu acho "piada" é que estando parado ao ralenti um pedaço o carro aquece, carrego no acelerador até às 2000 rpm e a temperatura começa rapidamente a descer até ao azul :? .
Medindo a compressão do motor conseguimos saber se o problema é apenas do bloco ou só depois de aberto é que se consegue saber? Como é que é testado?
Pelo diagnóstico do mecânico fiquei com a ideia de que, embora já o tenha feito (com o mecânico anterior), não vale a pena testar a cabeça e fico na dúvida sobre o que se pode fazer para descobrir onde será realmente o problema e como o resolver definitivamente.
Sinceramente já começo a perder a paciência para o problema e não vou trocar mais nada sem ter a certeza de que vou resolver isto :bolas:.
Pelo que me disseram já não é o primeiro destes motores que racha junto a um dos injectores (julgo que junto a um parafuso) mas é difícil ver a rachadela.
Enfim, vou aguardar pelos próximos dias para ver se noto algo.
AbRRaço,

Pedro Rebelo da Silva
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

pedrors1001 Escreveu:...
O que eu acho "piada" é que estando parado ao ralenti um pedaço o carro aquece, carrego no acelerador até às 2000 rpm e a temperatura começa rapidamente a descer até ao azul :? .....
Pedro, O facto de ele aquecer ao relantim é "normal", pois deve-se ao facto da bomba de água estar ao relantim.
EDIT: Normal no sentido causa- efeito, não que esteja tudo bem.

Pelo que comentas a seguir, muda para já o termostato, pede ao teu mecânico para ele te procurar um que abra aos 70ºC.
Um abraço.

pedrors1001
júnior TT
júnior TT

Anteriores:
Freelander XE di - 1998

Boas,

Como coloquei o produto no radiador agora tenho andado a controlar o nível diariamente para ver se está tudo ok.
Segundo fiquei a saber é normal nestes carros existir alguma pressão no circuito de refrigeração mas hoje por volta da hora de almoço resolvi abrir a tampa do vazo de expansão e além de ouvir a pressão a sair começou mesmo a sair a água (o carro estava parado desde ontém à noite + de 12h).
Isto não pode ser normal ou pode? Será alguma reacção química do sela blocos?

CumpRRimenTTos,

Pedro Rebelo da Silva
pedrors1001
júnior TT
júnior TT

Anteriores:
Freelander XE di - 1998

Boas,

Parece que o teste ao sela blocos está feito ...
Fiz cerca de 70 Km Nacional e AE sem aquecimento de maior mesmo a puxar por ele (ponteiro entre o início da escala e o meio 90º). Quando estacionei o ponteiro estava mesmo nos 90º (vertical).
Abri e capôt e ouço o ruído da pressão a sair pelo vaso de expansão e água a correr para o chão.
Vou ter de dar descanso ao P38 e procurar mesmo uma cabeça :mad:
Se alguém tiver sugestões, agradeço.

CumpRRimenTTos,

Pedro Rebelo da Silva
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

pedrors1001 Escreveu:Boas,

Parece que o teste ao sela blocos está feito ...
Fiz cerca de 70 Km Nacional e AE sem aquecimento de maior mesmo a puxar por ele (ponteiro entre o início da escala e o meio 90º). Quando estacionei o ponteiro estava mesmo nos 90º (vertical).
Abri e capôt e ouço o ruído da pressão a sair pelo vaso de expansão e água a correr para o chão.
Vou ter de dar descanso ao P38 e procurar mesmo uma cabeça :mad:
Se alguém tiver sugestões, agradeço.

CumpRRimenTTos,

Pedro Rebelo da Silva
Pedro, acho estranho o RR andar "normalmente" e depois mandar fora :ohnao2: ao parares.

2 tópicos mais acima ( e passou-me) comentas que ele parado aquece e se depois acelerares vai até ao frio..... o teu termostato está bom?
Um abraço.

FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

tomcat Escreveu:... o teu termostato está bom?
e a bomba de agua... :??
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Pedro, novidades?

Dado a falha do fórum?

João, quando é que o teu menino está pronto? Si quiseres boleia avisa ;)
Um abraço.