Eu estava a ver se passava sem "postar" acerca deste tema.
O que se diz por ai, pouco interessa, o que interessa sao os factos e o que se aprende atraves de fontes fidedignas.
A valvula EGR foi criada por motivos ambientais e nada mais.
A sua existencia, so prejudica o motor, diga o que se disser.
A nivel ambiental, a conversa ja e outra, mas isso e como tudo.
A nivel de eng, o motor com esta valvula so vai levar com "lixo", pois se ele necessita de ar (oxigenio) para fazer a oxidacao do combustivel, ao se lancar na admissao gases "queimados", so vamos perder rendimento e isso ninguem pode contrariar.
Mas e preciso saber como funciona a EGR, a EGR so actua, quando o motor nao esta em carga, quando nao necessitamos de potencia no motor, ou seja quando nao estamos a acelerar.
Senao mau era, o motor a necessitar de ar "fresco" se levasse com os gases de escape, embrulhava-se tudo.
Entao esta valvula detecta quando nao ha depressao (nos modelos antigos, as outras e electronicamente), o que significa que a borbuleta de entrada de ar esta fechada e catrapumba, abre e recircula os gases de escape.
O utilizador, ao acelerar novamente, essa valvula torna-se a fechar, permitindo o carro "respirar" outra vez em condicoes.
O problema e com a idade e uso, esta valvula comecar a funcionar erradamente ou a comecar a ter fugas... isso e altamente prejudicial para o motor, pelo menos a nivel de rendimento.
Ao eliminar esta valvula, nunca na vida um carro pode consumir mais combustivel, nunca!!!
O excesso de consumo, pode-se adver do facto de o carro ficar mais "soltinho" e sem dar por ela o utilizador lhe carregar mais, porque da mais gosto.
Contudo, nao estamos a falar de algo que seja assim tao notorio, caso a valvula esteja a funcionar bem.
Mas uma coisa eu sei, devido a formacao academica e ter trabalhado alguns anos em varias oficinas, a admissao fica muito mais limpa.
Quando desliguei (tapei) o sistema EGR do meu 300tdi, o que eu vi nao era nada agradavel.
O colector de admissao, parecia uma fossa das antigas oficinas, cheia de carvao e oleo por todo o lado.
Se se anda a gastar dinheiro em intercoolers, etc etc, para cada vez mais termos ar limpo e em quantidade suficiente, ter uma EGR e um contra senso.
Volto a relembrar... questoes ambientais... mas nada tem haver com rendimento.
Cumprimentos
JP
P.S. e mais ainda poderia dizer
bunino Escreveu:conversa engraçada esta da valvula... As opinioes dividem-se muito quanto a este assunto pois uns tiram outros nao porque fazem falta... Mas é como tudo, existem carros ligeiros que sem ela nao fazemos nada deles.. agora no meu Disco nao sinto diferença em consumos, a unica coisa que se pode dizer é que a frio nao desenvolve rapidamente . Isto com o motor antigo agora ainda ando a fazer comparaçoes