Finalmente um "velhinho" S2 e FOTOS do "arranjo"

Discussão sobre Series I, II, IIA e III
migpereira2
júnior TT
júnior TT
Registado: 14 out 2008 09:08
Land Rover: Serie 2A 88 diesel 62,
Discovery 300 '95 e
Discovery 300 '96
Sócio LCP: 2941
RTI: 0

Mensagem por migpereira2 »

Boas,

Pois é, à terceira foi de vez. Depois de 2 Disco's (ou melhor álem dos 2 Disco's!) veio um velhino cá para casa :D
Trata-se de um SII de 62, diesel, 88, hard-top.
Assim que tiver fotos coloco. Ele ainda está com o proprietário, ainda não formalizá-mos o negócio.

Como queria "melhorá-lo" venho-vos pedir ajuda....
1- Não tem fechadura do lado direito (o que em metrópoles hoje em dia, não é aconselhado :eek: ) Sei que há uma éspecie de roda metálica para o trancar por dentro alguém tem, sabe onde se arranja ou tem fotos (para eu fazer uma, em último caso).
2- Tem limpa-para-brisas para o pendura, mas este não tem a alavancazita para puxar a haste. Onde é que puderei arranjar o "pinchavêlo" :) ?
3- Tem um manómetro de temperatura, mas é um "actual" (está à esquerda do painel "original", numa chapa a prolonga-lo). Será que se "arranja" um do "seu tempo"? (pelo que vi o local onde está era o normal para colocar manómetros extra)

Se alguém tiver manual de oficina, proprietário, etc agradecia. É que sou daqueles que álem de não se importar em sujar ao mãos, até gosta de mexer nos bichinhos ;) (digamos que fico a conhecer a sua "beleza interior", se for preciso)

Abraço,
Miguel Pereira
Última edição por migpereira2 em 21 nov 2010 13:34, editado 3 vezes no total.
Gil Craveiro
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 18 ago 2005 11:23
Land Rover: Ex:R.R. V.M. 1991
Ex:R.R.Classic 1996 300TDI
Ex:Serie 3 88" 7 Lug. 1982
Discovery TD5 12/1998
Sócio LCP: 849

Re: Finalmente um "velhinho" S2 e ajuda...

Mensagem por Gil Craveiro »

Boas Miguel

Boa sorte nesses restauro e não te esqueças de pôr umas fotos do dito S2...
Os manuais já foram para o teu Email...

Abraço
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Viva migpereira2

boas "melhorias" para o Série... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
philipvieira
júnior TT
júnior TT
Registado: 18 fev 2009 00:53
Land Rover: Serie III 109 6cyl Petrol (1972)
Sócio LCP: 278

Mensagem por philipvieira »

Viva,
Parabéns pela aquisição!

A tranca do fecho que procura deve ser esta- http://www.pecaslandrover.com/peca/?id=1229.
O resto tb deve arranjar por lá!

Cumps.
migpereira2
júnior TT
júnior TT
Discovery 300 '95 e
Discovery 300 '96

Boas,

Antes demais quero agradecer os comentários :cool:

O Gil já me enviou manuais. Já posso começar a :ler: e preparar o TPC ;)

Philip, obrigadão pelo site. Se bem que um que eu vi era mais "simplista". Era quase que uma moeda com um furo, mas descentrado, pelo que numa posição não permitia o movimento do manípulo, mas na outra já (infelizmente na altura não prestei muita atenção :bolas: ).
Este fecho, em concreto que mencionas parece-me igual ou muito semelhante ao que o SII tem para as janelas.

Mais dicas?!

Agraço,
Miguel Pereira

PS: Não estou esquecido das fotos! Acontece que ainda não fiz o seguro da relíqia, ando a ver onde é mais barato...e depois ele vai directo para a oficina. Tentar melhorar o rendimento do motor e travões, e afinar a embraiagem, pelo m€€nos... Ah, e tentar eliminar uma fuga considerável de óleo pelo respiradouro do motor (penso que seja isso, é tipo aquele "cogumelo" que os motores dos Serie tem em cima da cabeça) - vamos ver se não é a compressão a passar-se cá para fora...e daí sentir falta de rendimento no motor!!!
migpereira2
júnior TT
júnior TT
Discovery 300 '95 e
Discovery 300 '96

Re: Finalmente FOTOS do "velhinho" S2...

Boas,

Cá venho eu apresentar o Sr LR lá de casa.

Devo referir que o fui buscar a Castelo Branco, numa 6ª-feira à hora de almoço, para o levar até à oficina (para lhe fazer uma revisão geral).
Só que a oficina é em...Cantanhede! São mais de 200kms! Com auto-estradas, IC's, nacionais,...
Mas o "cota" portou-se bem.
Fui parando, para ele e eu arrefecer-mos.
E ao fim de quase 5 horas estava no destino, pelo "pé" dele! E cerca de 1 horita foram as 4 ou 5 paragens que fiz...
Tendo em conta que de "rasteiro" se faz em 2 horas "e picos", até foi bem razoável.

Mas "bocês" devem querer é as fotos.
Ora vamos lá a ver se ainda me lembro como é que se colocam...
Imagem
Foto do cockpit :D

Imagem
O potente veículo numa pequena paragem (à sombrinha, claro). Para arrefecer, o dono e os pneus - aquilo é muita potência só nas rodas traseiras :rofl:

Imagem
Outra paragem (aproveita-se e revêm-se os nivéis)

Imagem
E claro, como LR que se preze, teve que marcar o território :p
O problema é que estas "poças" foram em cerca de 10/15 min :(
Porém, devo referir que por esta altura ele já tinha feito cerca de 150/160kms de seguida, ou quase. Pelo que é natural que óleos/valvulinas já fossem "bem quentinhos" e consequentemente mais fluídos (ou pelo menos eu quero pensar assim....).

Agora algumas dúvidas:
- que líquido se deve por no radiador? (como foi só até à oficina foi água da torneira. Mas já vi num manual falarem de àgua destilada?! Ou líquido refrigerante à base de glicol)
- que óleos e valvulinas usam nos vossos? (no manual tem, mas duvido que ao fim de 50 anos as marcas ainda tenham aqueles fluídos?! Ou pelo menos com aquelas referências/nomes)
- é "normal" um erro de 15km/h no velocímetro? (marca 80 quando vai a 65; e 60 a 50...)
- o conta quilometros não marca/avança, mas o velocímetro mede (e até demais, eh eh). O problema será no conta quilometros e não na "bicha", certo? Tipo, alguma prisão nas "roditas" ou sem-fim do conta quilómetros...

Pedi ao mecânico para o "ajudar" na revisão, pelo que esta ficará para o próximo mês.
Isto de ter 3 LR em casa, obriga a um €sforço e como €l€ não cai do céu...tem que se trabalhar.

Depois dou notícias da intervenção a que vamos ser sujeitos (ele mecanicamente e eu financeiramente :roll: )

Abraços,
Miguel Pereira
Armandoppramos
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 01 ago 2010 16:53

Mensagem por Armandoppramos »

Boas ,

Antes de mais Parabéns por a "nova " maquina é bem lindo !!!!.

Relativamente ao radiador , a água será apenas em caso de emergência pois traz problemas de corrosão no bloco do motor . O indicado será um bom liquido de refrigeração pois protege o motor e claro tem melhores propriedades de troca de calor do que a agua .
As caixas utilizam valvulina normal 80W90 bem como os diferencias e rotulas.

È o que ponho no meu Série III que não é muito diferente do teu Série II.

Atenciosamente

Armando Ramos
migpereira2
júnior TT
júnior TT
Discovery 300 '95 e
Discovery 300 '96

Que amortecedores p/ parabólicas

Boas,

Provavelmente vou fazer uma revisão à suspensão (ainda deve ser a original :sing: )

Estou a pensar colocar umas parabólicas. Santana (usadas), sempre fica mais em conta.
Mas fiquei com uma dúvida. Pelo que li as parabólicas elevam os jipes, será que os amortecedores de "origem" (medida original) servem ou ficam "curtos" e tenho que ir para +1" ou +2"?!
Na Paddock vi estes http://www.paddockspares.com/pp/SERIES/ ... front.html baratos :) , mas serão "bons"?!

Pretendo o Serie mais para o soft/confortável (se é que é possível ter um Serie confortável :rofl: ); mas será um veículo para um passeio ou outro sem grandes trialadas, ou cargas (até porque convém respeitar os quase 50 anitos do decano ;) ). Um ou outro cruzamento de eixos, mas coisa pacífica e com calma.

Deêm-me lá as vossas opiniões, sff.
(Claro que já que estou numa de mudar molas e amortecedores, os casquilhos/bushes também irão ser "contemplados" ;) )

Cumpr
Miguel Pereira
migpereira2
júnior TT
júnior TT
Discovery 300 '95 e
Discovery 300 '96

Amortecedores p/ parabólicas S2

Boas,

Pessoal que tem parabólicas nos Serie, que amortecedores é que têm?

Já sei que não podem ser os "originais" (são pequenos).
Estava inclinado para uns Lip, mas não sei a referência :bolas: e na Soulima (representante cá na Tugalândia) já não aparecem nem Serie's nem Santana's nos catálogos :x

Abraço,
Miguel Pereira
Leonardo
júnior TT
júnior TT
Registado: 19 abr 2009 20:41
Land Rover: LR Long 109 Série III 1978
Sócio LCP: 2132

Re: Finalmente um "velhinho" S2 e FOTOS

Mensagem por Leonardo »

Espétacular! :cool:
Leonardo Carvalho
Leonardo@mercocentro.pt

LANDMANÍACOS DE ALBERGARIA
Núcleo do LCP
hugocvaz
master TT
master TT
Registado: 16 jun 2006 15:50
Land Rover: Serie III
Sócio LCP: 1776
RTI: 627

Mensagem por hugocvaz »

Boas
Grande Máquina ... está lindo ...
Quanto ao liquido para o radiador no meu só entra anti-congelante .... quando tive que reparar o meu vi bem como ele estava. O antigo dono só lhe metia água da torneira... estava num estado lastimoso .
Quanto às molas ainda tenho as originais ... lá vão aguentando a porrada que levam... dizem que as parabólicas o serie fica mais confortável , cruza mais ... mas partem com mais facilidade.
Quanto a sair óleo pelo respiro . o meu tb faz isso quando ponho óleo no nível máximo e puxo por ele .
Quanto Às pingas... o meu deixou de pingar ... jorra mesmo óleo pela junta do cárter ... mas foi a frança e veio ... 1l/ 600km lol
Tens de ir vendo os níveis ... Verifica as valvolines ...

Alguma duvida apita :)
JBorges
júnior TT
júnior TT
Registado: 14 ago 2006 15:47
Land Rover: Série 3 88" 1981
Sócio LCP: 2253

Mensagem por JBorges »

hugocvaz Escreveu:... dizem que as parabólicas o serie fica mais confortável , cruza mais ... mas partem com mais facilidade...
Essa é boa!?!?
Já viste alguma parabólica partida?

Eu já, mas num 109 muito muito pesado numa expedição e duma marca que já não existe.
Imagem
hugocvaz
master TT
master TT
Registado: 16 jun 2006 15:50
Land Rover: Serie III
Sócio LCP: 1776
RTI: 627

Mensagem por hugocvaz »

já ... o caldeira partiu uma em rates ....
e ja não era a primeira ...
ParenTTe
júnior TT
júnior TT
Registado: 26 fev 2008 06:52
Land Rover: LR Serie III Regular 88 Diesel 1980
LR Serie III Regular 88 Diesel 1982
LR Serie III Regular 88 Diesel 1982
Sócio LCP: 1508

Mensagem por ParenTTe »

SII :god:

Quanto aos pormenores que mencionaste o Sr Vaz muito bem já o disse como reparalos :)

Se pinga é bom sinal

:ok: Bons Kms cm ele
Imagem
http://www.landalbergaria.blogspot.com
http://www.seriesdalbergaria.blogspot.com
Um Serie é um Serie.
Sempre devagar para chegar depressa.
migpereira2
júnior TT
júnior TT
Discovery 300 '95 e
Discovery 300 '96

Boas,

Como o SIIA tem estado em "recuperação" vou aqui colocar algumas fotos (desde já peço desculpa pelo atraso, mas não tenho à net durante a semana-ando a "ajudar" de volta do "menino" e nem todos os fins de semana consigo "cá vir").

Imagem
Alguma da terra que consegui tirar das travessas :yikes: (a mais escura era da frente- apanhou óleos e ficou mais bronzeada...., a mais clara foi quase toda da traseira- rear cross member)

Imagem
Os calços do travão de mão, depois de terem sido "forrados" (os restantes estavam quase novos, mas o travão de mão já estava a chegar aos rebites!)

Imagem
Este é um problema que tenho grave...a "esfera" está bem raspada, como podem ver. Muito provavelmente vai ter de levar uma nova, senão não há vedante que lhe valha...

Imagem
Nesta foto dá para perceber como é que consegui um balde de terra só das travessas do chassis. O pendural da direcção estava muito bem "protegido"...

Imagem
Este monte de papel de jornal, já antigo, estava dentro da longarina esquerda, junto ao para-choques frontal. Apesar de não cheirar a urina de rato, "quero" pensar apenas que foi, em tempos, um ninho de ratos e que nada tem a haver com as soldaduras que esta longarina apresenta!!

Imagem
Devido a esta excelente soldadura (até eu fazia melhor, mas enfim...) "descobri" uma (das várias fugas do Serie). Como "aquilo" já não tinha grande remédio...lá teve de vir um depósito novo da Paddock (lá 40£, cá - Motormáquina 140€). A opção foi fácil, mas não teria sido possível sem a preciosa ajuda de um membro/colega do nosso clube, mais uma vez (porque nunca serão de mais) Muito obrigado :god: (não digo o nome publicamente sem a autorização do mesmo. Eis o novo reservatório, que espero que dure mais 48 anos, as desta vez nas "minhas mãos":
Imagem

Agora uma dúvida, esta inscrição nas jantes tem o significado semelhante aos pneus. Isto é, refere-se à semana e ano em que foi construído? Ou não tem nada a haver com isso?!
Imagem

Outra dúvida. Estas porcas eram as da "época"? Facetadas de ambos os lados e com cerca de 24mm. (é que a chave de rodas que ele trazia é a 27, igual às dos Disco's, por exemplo, que são as porcas que "hoje se usam" e só são facetadas de um lado, o outro é ângulo recto. E a chave 27 não "apanha" estas porcas...)
Imagem

Agora preciso do vosso contributo.
Com a ajuda (dicas, conselhos, ideias, contactos) do pessoal podemos sempre melhorar um pouco os nossos "meninos" :)

Em algumas zonas do zincado/galvanizado está a aparecer ferrugem, principalmente junto aos rebites. Provavelmente foi a camada de protecção que saltou ao fazer os furos, presumo eu...
Imagem
Há alguma solução, que não passe pela retirada de tudo e banhar/galvanizar novamente?

Este carreto do conta-km tem 3 dentes arrasados. Parece ter ficado preso e o sem-fim arrasou-os (dai ele indicar a velocidade mas não contabilizar os kms). Ninguém tem os conhece onde possa arranjar um? (ele deve ser de 20 dentes)
Imagem

Também preciso de uma alavancazinha destas (é o que ajuda accionar o motor do limpa para-brisas). Como o Serie trás os 2 limpa para-brisas (era opção para o passageiro, só o condutor é que trazia de "origem". Na época era assim...)
Imagem

Para finalizar o estado em que ele se encontra actualmente:
Imagem
O radiador saiu para ser limpo (tem alguns favos "selados", provavelmente tinha fugas e selaram-nos), cá pedem "só" 190€!! No UK estão a 80£...
Ah, a vassoura é só para o caso do capot não poder entalar ninguém. Não é brincadeira ou suprestição nenhuma.
E as portas estão com um ângulo de abertura....upa upa:)

Imagem
O interior, sairam as chapas que facilitarão a limpeza/lavagem daquela parte do chassis (o mais dificil foi a remoção de todo o material insonorizante e isolante térmico! Ui, que peso e trabalheira!!!
O velocimetro só não está lá porque preciso do carretozito; o pinchavêlho http://www.landmania.pt/forum/viewtopic ... 14&t=16108

Cumprimentos,
Miguel Pereira
panther667
master TT
master TT
Registado: 22 set 2010 22:09
Land Rover: Range Rover 200Tdi 1992
Sócio LCP: 2395

Re: Finalmente um "velhinho" S2 e FOTOS do "arranjo"

Mensagem por panther667 »

Bela relíquia :cool:
Imagem
JBorges
júnior TT
júnior TT

Mensagem por JBorges »

Porcas...

Se estiver errado corrigam!

Tens 3 tipos de porcas:
1. porca pequena, face dupla, rosca fina (UNF qualquer coisa...)
2. porca grande, face simples, rosca de 9/16" (depois de 1969)
3. porca grande, face simples, rosca grande (16mm), depois de 1970.

Porca pequena: chave 24
Porca grande: chave 27

Agora se tiveres porca grande. dupla face e rosca grande tens uma raridade! Já li, não sei aonde, que é uma especificação militar, eles preferem porcas que enroscam de qualquer maneira em condições adversas...

Jante
231601 é o part number da jante de 88" (5").

O número do chassi tem 8 ou 9 números?
Imagem
JBorges
júnior TT
júnior TT

Mensagem por JBorges »

.
Imagem
migpereira2
júnior TT
júnior TT
Discovery 300 '95 e
Discovery 300 '96

Boas,

Isto do acesso à net esteve "complicado"...
O número do chassi tem 8 ou 9 números?
Tem 8 números e uma letra no fim.

E agora mais uns episódios desta novela :lol:

Primeiro a lavagem do motor e afins...para poder dar com a origem das fugas
Imagem
Autêntica central nuclear :rofl:
Imagem

Depois de devidamente lavadinho e seco, (não não é altura de por o pó de talco :D ) toca a dar "preto chassis", ver se dura mais umas boas décadas ;)
Imagem

Imagem

Agora vai ser montar depósito, radiador, etc e "dar uma volta", para se encontar as origens das fugas...
Depois vou "dando notícias".

Caso já não apareça aqui antes, Bom NaTTal e Próspero Ano Novo.

Abraço,
Miguel Pereira
Luis M.S.G.C.
júnior TT
júnior TT
Registado: 14 jan 2010 09:13
Land Rover: .
Serie III 109 1978
Discovery 300 TDI 1994
Defender 90 TD5 2006
Sócio LCP: 2319

Mensagem por Luis M.S.G.C. »

Boas,

Belo restauro que por ai vai!!! Parabéns!!!

Quanto ao tal pinchavelho do conta/km eu tenho aqui um velho de um Serie III que não sei se é igual, mas posso desmontar e ver como é este por dentro.

Cumprimentos