Avaria do módulo do ABS
-
ricardo batista
Avaria do módulo do ABS
Boas, tenho um Dicovery II Td5 de 2000, e o mesmo ao ligar a ignição as luzes do ABS, TC, HDC ficaram acesas. Desloquei-me ao concessionário LR mais próximo e depois do jipe ter sido ligado à maquina disseram-me que o módulo do ABS estava na sucata afectando portanto o ABS, TC e HDC . Um módulo novo custa €1610 + IVA, já contactei vários representantes da marca, incluindo a motormáquina que me deram o mesmo valor para a peça e informaram que não havia recondicionado.
Alguem me pode ou sabe informar se consigo arranjar da concorrência ou nalgum sitio o módulo do ABS?
Já agora tambem se sabem dizer se esta avaria é frequente neste modelo ou se ha outras igualmente frequentes?
Cumprimentos,
Ricardo Batista.
Alguem me pode ou sabe informar se consigo arranjar da concorrência ou nalgum sitio o módulo do ABS?
Já agora tambem se sabem dizer se esta avaria é frequente neste modelo ou se ha outras igualmente frequentes?
Cumprimentos,
Ricardo Batista.
-
messias
- iniciante TT

- Registado: 17 set 2005 22:24
Boas,
Huummm... este tópico é muito interessante, porque embora eu não te saiba responder, aconteceu-me a mesma coisa... num stand!
Há dias, fui ver um TD5 de ´99 e o tipo do stand disse-me que tinham retirado o volante para o forrar de novo, e que quando o voltaram a montar, ficaram aquelas três luzes acesas! Mas disse-me que eu não me preocupasse, pois aquilo era só ir "apagar os erros" e voltava tudo à normalidade....?!
Também eu agradecia uma resposta, pois agora fiquei MESMO com dúvidas em relação àquele TD5.
Abraços,
Messias.
Huummm... este tópico é muito interessante, porque embora eu não te saiba responder, aconteceu-me a mesma coisa... num stand!
Há dias, fui ver um TD5 de ´99 e o tipo do stand disse-me que tinham retirado o volante para o forrar de novo, e que quando o voltaram a montar, ficaram aquelas três luzes acesas! Mas disse-me que eu não me preocupasse, pois aquilo era só ir "apagar os erros" e voltava tudo à normalidade....?!
Também eu agradecia uma resposta, pois agora fiquei MESMO com dúvidas em relação àquele TD5.
Abraços,
Messias.
-
ricardo batista
Amigo, se calhar é melhor não ires na conversa.messias Escreveu:Boas,
Abraços,
Messias.
Quando fui à LR ao pé de mim ver o que se passava (e até me dou bem com o mecânico)uma das hipóteses de avaria era ter havido problema no sistema eletrónico (tipo computador) que faz o diagnóstico dos problemas do jipe e nos diz o problema acendendo as luzes respectivas.
A primeira coisa que o mecânico fez foi tentar "apagar os erros" e ao fazê-lo as luzes apagaram só que ao desligar e ligar novamente (E olha que o sistema não falha) as luzes voltaram a acender e a assinalar o problema vindo provar novamente que o módulo estava mesmo na sucata.
Pode ser que seja mesmo só apagar os erros (o que eu duvido) mas mesmo só apagar os erros tens que pagar aprox. €50
agora se for o módulo do ABS (o qual faz acender essas luzes pois afecta esses sistemas) podes te meter numa bela despesa tal como eu me tenho de meter se quiser continuar com omeu td5 a trabalhar a 100%.
-
logmoon
- iniciante TT

- Registado: 07 dez 2006 20:16
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- RTI: 0
-
Teixeira Neves
- iniciante TT

- Registado: 19 dez 2005 18:47
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
-
raul silva
- júnior TT

- Registado: 30 mai 2006 08:23
Centralinas dessas compram-se a preço interessante no
ebay. No entanto, uma situação dessas pode não ter nada a
ver com a centralina, pode, por exemplo ser provocada por
uma bomba de abs com problemas, por falta de massa, por
problemas nos sensores etc. O afirmar logo que a centralina
está avariada normalmente é o mecânico a atirar ao ar o
pior. Para analizar melhor há que verificar e interpretar os erros
presentes e fazer testes dinâmicos.
Cumpts.
raul
ebay. No entanto, uma situação dessas pode não ter nada a
ver com a centralina, pode, por exemplo ser provocada por
uma bomba de abs com problemas, por falta de massa, por
problemas nos sensores etc. O afirmar logo que a centralina
está avariada normalmente é o mecânico a atirar ao ar o
pior. Para analizar melhor há que verificar e interpretar os erros
presentes e fazer testes dinâmicos.
Cumpts.
raul
- monteiro
- júnior TT

- Registado: 09 ago 2005 01:32
- Land Rover: Discovery TD5 / Range Rover Evoque
- Sócio LCP: 0
Viva,
Este é um problema que afecta uma boa parte dos Disco Td5. Pode ser um simples sensor ou pode ser mais grave, os tais 1600 Euros. Na maior parte dos casos poderá ser apenas um sensor com sujidade.
Notem que isso de apagar avarias da centralina não resolve nada. Por vezes fala-se da centralina como se fosse algo mágico, nada disso. A centralina guarda todas as ocorrencias de problemas para que se possa fazer um diagnóstico mais rápido quando o veiculo vai à oficina, nessa altura eliminam-se os problemas guardados em memória, apenas isso. Ao eliminar os problemas acumulados em memória não elimina os problemas obviamente. Seria o mesmo que dizer à centralina para mudar o óleo :-)
Um dos recalls da marca resolve esse problema, verifiquem se os vossos TD5 têm os recalls em dia. Basta ir a um concessionário para obter essa informação.
O meu tinha esse problema e resolveram-me isso no concessionário, mas já voltou a aparecer. No meu caso era uma valvula que eles chamam de "valvula vai-e-vem".
Há tópicos aqui no fórum onde referem um mecânico de Vila Verde que tem resolvido esse problema com sucesso, vejam em http://www.landmania.pt/forum/viewtopic ... 6708#16708
Espero ter sido útil.
Este é um problema que afecta uma boa parte dos Disco Td5. Pode ser um simples sensor ou pode ser mais grave, os tais 1600 Euros. Na maior parte dos casos poderá ser apenas um sensor com sujidade.
Notem que isso de apagar avarias da centralina não resolve nada. Por vezes fala-se da centralina como se fosse algo mágico, nada disso. A centralina guarda todas as ocorrencias de problemas para que se possa fazer um diagnóstico mais rápido quando o veiculo vai à oficina, nessa altura eliminam-se os problemas guardados em memória, apenas isso. Ao eliminar os problemas acumulados em memória não elimina os problemas obviamente. Seria o mesmo que dizer à centralina para mudar o óleo :-)
Um dos recalls da marca resolve esse problema, verifiquem se os vossos TD5 têm os recalls em dia. Basta ir a um concessionário para obter essa informação.
O meu tinha esse problema e resolveram-me isso no concessionário, mas já voltou a aparecer. No meu caso era uma valvula que eles chamam de "valvula vai-e-vem".
Há tópicos aqui no fórum onde referem um mecânico de Vila Verde que tem resolvido esse problema com sucesso, vejam em http://www.landmania.pt/forum/viewtopic ... 6708#16708
Espero ter sido útil.
Manuel José Monteiro (Disco II TD5/Evoque)
manueljosemonteiro@gmail.com
manueljosemonteiro@gmail.com
- pmspm
- pleno TT

- Registado: 29 mar 2006 12:17
- Land Rover: Discovery II TD5 2001, Freelander Td4 2003
- Sócio LCP: 1404
O meu módulo do ABS foi trocado num recall, ou seja, não paguei nada (nem a mão de obra como já vi por ai escrito que se pagava aquando os recalls).
Foram feitas várias intervenções e uma deles foi mesmo a troca do módulo completo do ABS.
Verifica que, se por acaso, o teu carro não tem recalls em atraso. Basta ligares para um concessionário, dizeres que queres ver se o carro tem recalls em atraso e dares o VIN do carro. Eles depois dizem-te se tens alguma coisa para fazer ou não. Até pode ser que tenhas um recall do ABS e nesse caso eles trocam-to à borla.
Qualquer dúvida contacta-me.
Abraço.
Foram feitas várias intervenções e uma deles foi mesmo a troca do módulo completo do ABS.
Verifica que, se por acaso, o teu carro não tem recalls em atraso. Basta ligares para um concessionário, dizeres que queres ver se o carro tem recalls em atraso e dares o VIN do carro. Eles depois dizem-te se tens alguma coisa para fazer ou não. Até pode ser que tenhas um recall do ABS e nesse caso eles trocam-to à borla.
Qualquer dúvida contacta-me.
Abraço.
Pedro Machado, 937781213
Discovery Série II 2001; Freelander Td4 2003
E-mail e MSN: pedro.machado@ist.utl.pt
O meu site TT : http://pedromachadott.pt/
Discovery Série II 2001; Freelander Td4 2003
E-mail e MSN: pedro.machado@ist.utl.pt
O meu site TT : http://pedromachadott.pt/
- DiscoMirage
- pleno TT

- Registado: 18 set 2005 22:46
- Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
- Sócio LCP: 936
Eu sei que este post tem quase dois anos, mas surgiu um prob a um amigo que tem um RR DSE de 1999 que tem 8um prob parecido com este.
Ele "ficou sem travões" momentaneamente e foi a uma garagem LR e depois de meterem o bicho na máquina disseram-lhe que era um problemanu sensor que existe no módulo de ABS, não nos sensores das rodas. Até trocaram o dito por um usado que lá tinham e o erro desapareceu. O prob é que eles não vendem o sensor só, querem vender o módulo de ABS completo e isso é muitos €€€€€.
Por acaso alguém tem um manual ou um site onde se possa ver todos os componentes do módulo ABS?
Thx
Ele "ficou sem travões" momentaneamente e foi a uma garagem LR e depois de meterem o bicho na máquina disseram-lhe que era um problemanu sensor que existe no módulo de ABS, não nos sensores das rodas. Até trocaram o dito por um usado que lá tinham e o erro desapareceu. O prob é que eles não vendem o sensor só, querem vender o módulo de ABS completo e isso é muitos €€€€€.
Por acaso alguém tem um manual ou um site onde se possa ver todos os componentes do módulo ABS?
Thx
Última edição por DiscoMirage em 16 jul 2008 16:22, editado 1 vez no total.
- DiscoMirage
- pleno TT

- Registado: 18 set 2005 22:46
- Land Rover: Ex-SIII 88; Ex-Disco 200TDI; RR P38
- Sócio LCP: 936
- ruiapa
- júnior TT

- Registado: 11 fev 2008 21:39
- Land Rover: Range Rover P38A 1998
- Sócio LCP: 0
Viva,
Para ver todos os componentes podes usar o Microcat.
http://green-oval.com/joomla/index.php? ... &Itemid=29
Abraço.
Para ver todos os componentes podes usar o Microcat.
http://green-oval.com/joomla/index.php? ... &Itemid=29
Abraço.
Rui Aparício.
- movibraga
- pleno TT

- Registado: 03 mai 2008 14:48
- Land Rover: Discovery TD5 II 1999 170cv
- Sócio LCP: 2168