Boas!
Pessoal estou com uma dúvida q é o seguinte.
Estive a lavar o deposito de liquido de refrigeração do meu Discovery Td5, aproveitando p/ verificar o estado do sensor de temperatura de água, à direita, junto à tampa das válvulas, que estava ok. Entretanto para confirmar de q o sensor em questão é o q dá informação ao painel de bordo, com o mesmo desligado, rodei a chave e lá está, acendeu logo a luz vermelha da temperatura. Bateu certo com as minhas espectativas. Desliguei de imediato a chave e voltei a montar td.
Depois de td montado e com o deposito atestado de líquido de refrigeração/anticongelante, liguei o carro e td impecável, exepto um pormenor, q agora é q voçês entram em acção. A ventoinha "electrica" ou frontal, (não sei qual o nome) está sempre ligada e não desliga... isto é normal??? Entretanto não dei um aquecimento decente ao motor, o q provavelmente não terá feito um circuito de refrigeração...
O q me dizem??
Desde já os meus agradecimentos.
Discovery Td5 - "Ventoinha electrica"
- o5car
- júnior TT

- Registado: 03 set 2009 12:42
- Land Rover: Ex-Discovery Td5
- Sócio LCP: 2442
- softop
- maníaco TT

- Registado: 28 set 2007 09:07
- Land Rover: Defender 90" Td5
- Sócio LCP: 1716
- RTI: 0
Re: Discovery Td5 - "Ventoinha electrica"
se o teu disco tiver a ventoinha de origem (viscoso),é normal tar sempre a trabalhar...
- o5car
- júnior TT

Agradeço a atenção para com a minha dúvida. 
Mas o Discovery tem 2, a do viscoso, do lado de dentro é uma electrica q é visível atravéz da grelha frontal... é a frontal q não desliga.
Mas o Discovery tem 2, a do viscoso, do lado de dentro é uma electrica q é visível atravéz da grelha frontal... é a frontal q não desliga.
- softop
- maníaco TT

- Registado: 28 set 2007 09:07
- Land Rover: Defender 90" Td5
- Sócio LCP: 1716
essa electrica nao sera do AC ou assim?? 
- o5car
- júnior TT

Pois, tenho ideia q sim... Já liguei e desliguei o AC e nada! continua sempre ligada...softop Escreveu:essa electrica nao sera do AC ou assim??
- mpblue
- master TT

- Registado: 17 mai 2007 10:51
- Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994 - Sócio LCP: 1701
Boas:o5car Escreveu:Pois, tenho ideia q sim... Já liguei e desliguei o AC e nada! continua sempre ligada...softop Escreveu:essa electrica nao sera do AC ou assim??![]()
No 300 tdi, existem mais dois termostatos, que estão no circuito de refrigeração, e que quando a temperatura do radiador esta muito alta, mesmo com o viscoso a funcionar, activa as ventoinhas do AC, e desactiva o AC.
Não desligaste mais nenhuma ficha pelo caminho (ou duas e as tenhas trocado de posição?
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
- o5car
- júnior TT

mpblue Escreveu:Boas:o5car Escreveu:Pois, tenho ideia q sim... Já liguei e desliguei o AC e nada! continua sempre ligada...softop Escreveu:essa electrica nao sera do AC ou assim??![]()
No 300 tdi, existem mais dois termostatos, que estão no circuito de refrigeração, e que quando a temperatura do radiador esta muito alta, mesmo com o viscoso a funcionar, activa as ventoinhas do AC, e desactiva o AC.
Não desligaste mais nenhuma ficha pelo caminho (ou duas e as tenhas trocado de posição?
Boas!
Obrigado mpblue.
Epá só desliguei a do termostáto q saquei... Até queria ver o(s) outro(s) só q não os "descobri" na altura... Cheira-me q isto foi atrofio da centralina qdo liguei a chave sem ter o termostáto ligado. Não sei o q faça...
- vitor4x4
- júnior TT

- Registado: 27 ago 2005 21:50
- Land Rover: ex 1992 disco 200
ex 1995 disco 300
ex 1998 disco2 td5
2001 disco2 td5 - Sócio LCP: 1197
isto já acontecei a um colega meu, a ventoinha eléctrica (ac) começou a trabalhar sozinha após uma grande picada mesmo com o carro desligado estava a trabalhar teve assim 2 minutos achei estranho fui ver o nível da agua não tinha uma gota penso que começou a trabalhar após o carro atingir uma certa temperatura para ajudar a arrefecer .
atestamos o deposito da agua nunca mais ligou ate hoje.... claro quando se liga o ac liga
atestamos o deposito da agua nunca mais ligou ate hoje.... claro quando se liga o ac liga
-
mergulha
- pleno TT

- Registado: 07 jan 2008 22:46
- Land Rover: discovery td5 - 1998
- Sócio LCP: 2073
Vivao5car Escreveu:Pois, tenho ideia q sim... Já liguei e desliguei o AC e nada! continua sempre ligada...softop Escreveu:essa electrica nao sera do AC ou assim??![]()
O que aconteceu foi que ao desligares a ficha e ligares a chave ou por a trabalhar , a centralina assumiu que tiveste um escaldão....
Enquanto não apagares o erro com nanocom , sempre q puseres o carro a trabalhar ela liga ,
cumps
- o5car
- júnior TT

Boas!
Obrigado a todos pela atenção!!
Bem agora só com a máquina!??? Q azia!! agora onde é q vou desencantar isso??
Por acaso aqui alguem da zona me poderá ajudar??
Bem agora só com a máquina!??? Q azia!! agora onde é q vou desencantar isso??
- vitor4x4
- júnior TT

- Registado: 27 ago 2005 21:50
- Land Rover: ex 1992 disco 200
ex 1995 disco 300
ex 1998 disco2 td5
2001 disco2 td5 - Sócio LCP: 1197
se fores ao iberico tens la soluçãoo5car Escreveu:Boas!
Bem agora só com a máquina!??? Q azia!! agora onde é q vou desencantar isso??![]()
![]()
- o5car
- júnior TT

Boas!
Bem, bateu certo o meu prognostico, ao ligar a chave, com a valvula de temperatura desligada, a centralina fez a leitura como se estivesse avariado e entrou em modo de "emergencia/segurança" disparando de imediato a ventoinha electrica.
Foi verificado o bom funcionamento da valvula, estava boa, limpeza dos erros e já esta td ok. A bombar como se quer.
Obrigado e todos pela atenção.
Bem, bateu certo o meu prognostico, ao ligar a chave, com a valvula de temperatura desligada, a centralina fez a leitura como se estivesse avariado e entrou em modo de "emergencia/segurança" disparando de imediato a ventoinha electrica.
Foi verificado o bom funcionamento da valvula, estava boa, limpeza dos erros e já esta td ok. A bombar como se quer.
Obrigado e todos pela atenção.