Como tinha cá por casa uns filtros de ar para diversos Land´s,resolvi experimentar colocar um filtro dos Ranges,ou seja,sem aquela aba metálica que o filtro tem e que sela a caixa do filtro.
Como essa aba tem aproximadamente dois centímetros,ao colocar esse filtro ficava logo com uma entrada de ar maior,ou seja ficava com mais dois centímetros de espaço entre a caixa do filtro e o próprio filtro à volta do mesmo.
Sendo assim fiquei quase com o dobro do espaço para a admissão do ar para o filtro.Uma vez que circulo maioritáriamente em estrada,não haverá o contra de sujar muito o filtro.
Depois disto fui dar uma volta e experimentar.Rodo a chave,e, o barulho é logo diferente,Ficou com um roncar não muito alto mas bonito.
Circulei cerca de 25 Km e as diferenças foram algumas,a não ser que seja o efeito placebo a funcionar
Em aceleração parece que responde melhor em baixo regime,e as recuperações não me parecem tão demoradas sem trocar de velocidade.
Nas subidas noto um pouco mais de disponibilidade em acelarar,para além do roncar que vai subindo ao gosto da rotações,mas nada de exagerado.
Conclusão: Para quem alguma vez ponderou aplicar um KN ou similar ,esta é uma solução muito mais barata,embora sem chegar às prestações de um KN - Outra coisa que notei,foi que ficou a fazer menos fumo em aceleração,talvez por ter a bomba um pouco avançada,e agora o débito de ar ser mais equilibrado com o de gasóleo,logo a mistura ficou mais homogénia com a compensação de um maior fluxo de ar.
Abraços