Experiência

Discussão sobre Discovery I, II e 3
Corvo
master TT
master TT
Registado: 25 abr 2006 02:12
Land Rover: Discovery 200 2.5 Tdi 1992
Sócio LCP: 1737
RTI: 0

Experiência

Mensagem por Corvo »

Boas,hoje ao fazer a mudança de óleo e filtros no meu Disco 200,resolvi fazer uma pequena experiência que já andava a magicar à algum tempo.
Como tinha cá por casa uns filtros de ar para diversos Land´s,resolvi experimentar colocar um filtro dos Ranges,ou seja,sem aquela aba metálica que o filtro tem e que sela a caixa do filtro.
Como essa aba tem aproximadamente dois centímetros,ao colocar esse filtro ficava logo com uma entrada de ar maior,ou seja ficava com mais dois centímetros de espaço entre a caixa do filtro e o próprio filtro à volta do mesmo.
Sendo assim fiquei quase com o dobro do espaço para a admissão do ar para o filtro.Uma vez que circulo maioritáriamente em estrada,não haverá o contra de sujar muito o filtro.
Depois disto fui dar uma volta e experimentar.Rodo a chave,e, o barulho é logo diferente,Ficou com um roncar não muito alto mas bonito.
Circulei cerca de 25 Km e as diferenças foram algumas,a não ser que seja o efeito placebo a funcionar :D
Em aceleração parece que responde melhor em baixo regime,e as recuperações não me parecem tão demoradas sem trocar de velocidade.
Nas subidas noto um pouco mais de disponibilidade em acelarar,para além do roncar que vai subindo ao gosto da rotações,mas nada de exagerado.
Conclusão: Para quem alguma vez ponderou aplicar um KN ou similar ,esta é uma solução muito mais barata,embora sem chegar às prestações de um KN - Outra coisa que notei,foi que ficou a fazer menos fumo em aceleração,talvez por ter a bomba um pouco avançada,e agora o débito de ar ser mais equilibrado com o de gasóleo,logo a mistura ficou mais homogénia com a compensação de um maior fluxo de ar.

Abraços :cool: :cool:
Última edição por Corvo em 27 ago 2010 22:39, editado 2 vezes no total.
Corvo
master TT
master TT

Re: Experiência

Mensagem por Corvo »

Acho estranho ainda ninguem ter opinado :?? :??
pelesapo
pleno TT
pleno TT
Registado: 14 nov 2007 22:24
Sócio LCP: 1490

Mensagem por pelesapo »

Isso é o mesmo efeito que os comprimidos de farinha de milho :D :D
lmgfaustino
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 19 fev 2010 22:23
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Serie III-Regular 88 diesel 1976
Sócio LCP: 1917

Mensagem por lmgfaustino »

Inventas-te um KN caseiro... O motor ficou a respirar melhor, mas será que as prestações também terão melhorado? :)
E quando o nosso café?
Abraço amigo
lmgfaustino
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

lmgfaustino Escreveu:Inventas-te um KN caseiro... O motor ficou a respirar melhor, mas será que as prestações também terão melhorado? :)
Viva a todos

se o motor ficou a respirar melhor e se a mistura ficou mais homogenea em principio sim... nem que seja 1/2 cv.... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
migpereira2
júnior TT
júnior TT
Registado: 14 out 2008 09:08
Land Rover: Serie 2A 88 diesel 62,
Discovery 300 '95 e
Discovery 300 '96
Sócio LCP: 2941

Mensagem por migpereira2 »

Boas,

Não conheço bem esses filtros (só tenho 300tdi, que é "tabuleiro"), mas se
sem aquela aba metálica que o filtro tem e que sela a caixa do filtro.
Não se corre o risco de passarem partículas?! :??

Abraço,
Miguel Pereira
Corvo
master TT
master TT

Mensagem por Corvo »

Migpereira2, acho que não percebeste ou eu é que não me fiz entender.
O ar que vai para o motor passa todo na mesma pelo filtro,o que difere é a área de admissão,digamos assim,do próprio filtro.
O filtro do 200 é cilindrico,mas ao contrário dos Ranges e dos Defenders,tem uma aba que serve de tampa à caixa onde se coloca o filtro.
Sem essa aba,como eu pus,o filtro fica na mesma dentro da caixa,mas em vez de admitir ar para o filtro apenas pelo " tubo " que entra dentro do pára-lamas,recebe também ar do topo cilindrico da caixa que agora não tem a dita tampa.
Imagina que estás dentro duma sala quente,e que a única forma de arrefecer é a janela que está constantemente aberta,mas que não é suficiente.Agora imagina que de um momento para o outro consegues abrir também a porta.Tens ar a entrar na sala por dois sítios,mas esse ar passa sempre por dentro da sala,embora em maior volume.
Desculpem a comparação,mas penso que é um meio de me fazer entender. :cool: :cool:
migpereira2
júnior TT
júnior TT
Registado: 14 out 2008 09:08
Land Rover: Serie 2A 88 diesel 62,
Discovery 300 '95 e
Discovery 300 '96
Sócio LCP: 2941

Mensagem por migpereira2 »

Ah, ok.
É que não conheço/conhecia os filtros dos 200 :vergonha: só mesma a forma.
Sendo assim todo o ar é filtrado :cool:

Cumpr
Miguel Pereira