tentar andar na areia, ou não?

Discussão sobre Discovery I, II e 3
Samuel_Alves
pleno TT
pleno TT
Registado: 10 jan 2007 23:43
Land Rover: Defender 90 Td5
Sócio LCP: 2227

Re: tentar andar na areia, ou não?

Mensagem por Samuel_Alves »

Ricardo Sousa Escreveu:Próximo fim de semana vou por isto em prática.
mas pelo sim pelo não vou levar uma pá...
sim sim, é daquelas coisas que mais vale ter e não precisar do que precisar e não a ter ;)

cumpTTs
JBorges
júnior TT
júnior TT
Registado: 14 ago 2006 15:47
Land Rover: Série 3 88" 1981
Sócio LCP: 2253

Mensagem por JBorges »

e sobretudo baixa a pressão dos pneus...
Imagem
nmcabecadas
master TT
master TT
Registado: 04 ago 2005 19:43
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999
Sócio LCP: 604

Mensagem por nmcabecadas »

Imagem
movibraga
pleno TT
pleno TT
Registado: 03 mai 2008 14:48
Land Rover: Discovery TD5 II 1999 170cv
Sócio LCP: 2168

Mensagem por movibraga »

nmcabecadas Escreveu:Imagem
Tenho que arranjar uns "pneus "destes!
Deve ser de fácil substituição
:lol: :lol: :lol:
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Mensagem por SERSANRR »

Bom dia,

Um truque para tirar o jipe da areia, se precisares de desatascar e não tiveres "sandtracks" usa os tapetes do jipe. E arranja uma pá e uma cinta para andar sempre no jipe, nunca sabes quando podes precisar... :)

Eu sei que a malta gosta é da parte "pratica" mas ler um bocado da teoria tambem ajuda, pois as vezes aprender nas pele pode custar, não só monetáriamente mas tambem fisicamente. ;)

Abraços
Ricardo Sousa
júnior TT
júnior TT
Registado: 12 jun 2006 15:14
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Mensagem por Ricardo Sousa »

O problema é que até tenho isso tudo, mas quando saio para um fim de semana em familia não vou com ideias de me meter em sarilhos.
O pior é o "é só para ver como é".
alguem anda com isso sempre no carro?
Louco não é quem parte, é quem fica!
ImagemImagemImagemImagemImagemImagem
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Boas,

Eu ando sempre com uma pá daquelas pequenas, uma cinta e manilhas e um cabo de aço com ganchos, luvas e cabos de bateria, para alem de alguma ferramenta que acho imprescindivel, e é um DSE :D
Já safei montes de pessoal que tambem pensava que ia ser apenas mais um dia quando sairam de casa... 2 carros retirados de dentro de agua com chuvadas repentinas em Sintra, um carro na torre (serra da estrela) que se enfiou numa vala, N carros na praia do Guincho, o ultimo foi á 2 semanas no algarve num estradão de areia, sei lá, podia continuar por ai a fora e não conto com os telefonemas para ir safar alguem porque esses sim são "programados" e posso sair já a contar com o que vou encontrar :)
Em resumo, nunca contamos meter-nos em sarilhos mas o facto é que temos um land rovers e temos sempre aquela tendencia de continuar onde os outros desistem, apenas para ver onde vai dar... :sing:
De carro de certeza que não te tinhas enfiado por esse estradão de areia certamente, mentira? :)
migpereira2
júnior TT
júnior TT
Registado: 14 out 2008 09:08
Land Rover: Serie 2A 88 diesel 62,
Discovery 300 '95 e
Discovery 300 '96
Sócio LCP: 2941

Mensagem por migpereira2 »

Boas,
No meu Disco (de 95, o que "sai de estrada ;) ) anda debaixo do banco do condutor e pendura: 2 cintas, manilhas, ferramenta -chaves fenda, bocas, alicates, e uma pá desdobrável - uma pá desdobrável pode parecer anedótico, mas já o tirei de um "pequeno atascaço, na areia, na Nazaré. Senão tinha que ir escavas à mão! A estrada de alcatrão mais próxima estava a mais de 1km, e eu sózinho...bem sei que nunca se deve andar sózinho, mas....bem pelo menos estava "municiado", pouco mas estava ;)

Abraço,
Miguel Pereira
Samuel_Alves
pleno TT
pleno TT
Registado: 10 jan 2007 23:43
Land Rover: Defender 90 Td5
Sócio LCP: 2227

Mensagem por Samuel_Alves »

Boas!
Exactamente porque nunca se sabe o que pode acontecer, atraz dos bancos do meu Def vão sempre 3 cintas(3m, 6m e 10 m) manilhas, algumas ferramentazinhas, Hi-lift e muito muito importante, que pode parecer exagero para alguns,um kit de primeiros socorros s:)
nmcabecadas
master TT
master TT
Registado: 04 ago 2005 19:43
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999
Sócio LCP: 604

Mensagem por nmcabecadas »

Podem-se comprar pás nos chineses por muito poucos euros, uns 4, como eu fiz, e servem para emergências, e no EBay arranjas substitutos das "waffles" por um preço baixo:

http://veraoverdeorg.blogspot.com/2009/ ... mento.html
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Ricardo Sousa Escreveu:O problema é que até tenho isso tudo, mas quando saio para um fim de semana em familia não vou com ideias de me meter em sarilhos.
O pior é o "é só para ver como é".
Mais um que anda com "quase tudo"... e como disse o SERSANRR :

já safei montes de pessoal

;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Victor
pleno TT
pleno TT
Registado: 20 fev 2006 19:56
Land Rover: Ex DISCOVERY 200 TDi - 1992
Ex DISCOVERY 300 TDi - 1994
DEFENDER TD5 - 2000
FREELANDER TD4 Steptronic - 2003
Sócio LCP: 1310

Mensagem por Victor »

Boa tarde "Confrades",

- Além de tudo aquilo que o amigo "SENSANPR" referiu, a minha "mala" carrega sempre mais uma data de tralhas (... há quem tenha só o nº da assistência em viagem ...) :bolas: .
- É essencialmente nas saídas despretenciosas com a família (sózinhos) que os contratempos custam mais a resolver .

- E ... "à cause des mouches", transporto sempre + isto: :D

Imagem

... Porque " gato escaldado ..." :sing:

- E apesar de em 99% das saídas estes acessórios não servirem p'ra nada ... há sempre aquele dia em que só com eles nos conseguimos safar !!! ;)

Fiquem bem
:cool:

Abração
Vitor Jacinto
966 300 937
v.jacinto@sapo.pt
Ferragudo / Cacém
JorgeBento
master TT
master TT
Registado: 25 mar 2008 23:21
Land Rover: Discovery 200 de 1994
Sócio LCP: 2054

Mensagem por JorgeBento »

Boas

Aproveito para dar tb a minha experiencia sobre andar na areia com um D200.
Para mim só existem duas maneiras de o fazer :

1) Andar sempre em "altas" se no horizonte não se vislumbrar subidas ou obstaculos que obriguem a mudanças de velocidade, neste caso se o Disco 200 estiver no ponto e se a suspenção aguentar os tralhos, deve "facilmente" premitir uma 3 alta , ou seja uma velocidade de ponta a rondar os 90 Km (não aconselhavel durante muitos km).

2) Andar em baixas mas nunca abaixo da 3ª (que as rodas deixam de ter rotação suficiente) se o trilho foi sinuoso e seja espectavel mudar varias vezes de velocidade e até parar, neste caso o D200 deve atingir no maximo os 50Km.

Em ambos os casos , pressão nunca assima do 1.7 Bar, desejavel entre 1 e 1.5 Bar, sempre com o bloqueio central ligado e arrancar sempre com alguma aceleração para não enterrar.

NB : Isto só com a practica é que se aprende, mas muitas das vezes com o acelerador a fundo o LR caminha menos que com o acelerador controlado, a subir principalmente isto nota-se mais, a fundo enterra .
Outra coisa que é importante reter... o acelerador é o travão de abrandamento, o travão de pé só em emergencias ou então tem que se tratar com muita suavidade.

JB
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'

Mensagem por SERSANRR »

Boas,
Eu sei que é de alguma forma offtopic mas tem a ver com a necessidade de ter as ferramentas no carro e não em casa, mesmo que numa pequena voltita as vezes acontecem...:
Os cabos de bateria foram uma dessas historias que nunca estamos á espera...
Pleno inverno, bastante frio e eu hospedado algures na serra da estrela, eis que me lembro de ir almoçar ao Sabugueiro com a Maria, estaciono numa ruazinha completamente congelada mesmo de frente para o restaurante, vamos almoçar calmamente uma feijoadazita quentinha com temperaturas negativas cá fora, momento divinal :)... Acabado de almoçar saio e reparo que os farois ficaram acesos aquele tempo todo (o P38 apita por tudo e por nada mas não apita por causa dos farois... :ohnao: coisa que até aquele dia desconhecia ) quando dou á chave... roooooodddddaaaaaaaaaa mmmmmuuuuuiiiiiittttttoooooo lentamente e começa-me a "falar alemão"... pronto já foste... pensei eu... e ali fiquei pendurado, assistencia em viagem esquece... o jipe no sabugueiro, eu hospedado do outro lado da serra, as estradas cheias de gelo, ou seja, o reboque não chegava ao jipe mesmo que chegasse ao Sabugueiro (estava numa rua de inclinação generosa e congelada), conclusão, a minha sorte foi ter ido á estrada principal e ter abordado um senhor com uma Strakar que ia a passar (ao qual estou eternamente grato e que posso dizer que espirito LR não lhe faltou :cool: ) e que foi a casa buscar os cabos de proposito para me vir safar. E foi assim que os cabos de bateria começaram a andar na lista de coisas indespensaveis a ter sempre no jipe :)

Abraços
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

Obrigado malta pelo momento de formação. ;)

Sersan, essa das luz tenho que averiguar também :??
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Ricardo Sousa
júnior TT
júnior TT
Registado: 12 jun 2006 15:14
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por Ricardo Sousa »

Eu tenho tudo isso, (menos a pranchas), e normalmente anda tudo no carro, mas agora para ir de fim de semana com a familia tiro o peso extra.
Eu juro que a ideia não era meter-me por maus caminhos mas, :sing: .... eu até julgava que andava mais calmo.

Tambem já safei uns quantos, o que me leva a concluir que estas coisas em 90% das vezes são mais para ajudar 3ºs que para uso próprio.
Uma vez até o carro de um velhote tirei de uma vala.
Contou-me que ia a ralhar com a cadela e distraiu-se e deixou fugir o carro.
Eram duas as cadelas no carro, a dele e a de 4 patas.
Louco não é quem parte, é quem fica!
ImagemImagemImagemImagemImagemImagem
pavelyuri
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2009 10:47
Land Rover: Ex Series III (2.25D; 2.5D; 2.5 TD; Tdi)
Defender 90 TD5
Sócio LCP: 148

Mensagem por pavelyuri »

Artur Pinto Escreveu:Como já foi dito não é uma questão de velocidade pois a mais também não é bom... no arranque não te safas se não arrancares com "força" (imagina um arranque nos rally's, p. ex. é de gas) e logo que possas estabiliza a velocidade em 3ª e 4ª. Para teres uma ideia em Marrocos o pessoal do auberge do sud diz que nos Defender deles não usa "baixas" em areia, como eu não sei, eu não consegui a não ser usando redutoras, mas... :sing: Quando quiseres parar não traves, tira apenas o pé do acelerador e deixa que ele para por ele, assim não crias mais um obstáculo no arranque, pois ao travar afundas o disco.
no erg chebbi usei sempre altas, geralmente 2ª altas.

em estradoes de areia cheguei a andar em 5ª.

mas o segredo como ja foi dito é arrancar suavemente sem atascar, e logo que possivel passar para uma velocidade que permita ter força, manter o momento e ultrapassar qualquer obstaculo sem grandes variaçoes
migpereira2
júnior TT
júnior TT
Registado: 14 out 2008 09:08
Land Rover: Serie 2A 88 diesel 62,
Discovery 300 '95 e
Discovery 300 '96
Sócio LCP: 2941

Mensagem por migpereira2 »

Boas,

Mas, ó Paulo, o Rui diz:
no arranque não te safas se não arrancares com "força" (imagina um arranque nos rally's, p. ex. é de gas)
e tu:
o segredo como ja foi dito é arrancar suavemente sem atascar
"Bocês" decidam-se :sing:
Depois de vencer a inércia do arranque tudo é mais fácil...mas para o arranque, parece haver aqui opiniões bastante diferentes!
Em que ficamos? :??

Abraço,
Miguel Pereira
pavelyuri
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2009 10:47
Land Rover: Ex Series III (2.25D; 2.5D; 2.5 TD; Tdi)
Defender 90 TD5
Sócio LCP: 148

Mensagem por pavelyuri »

se fizeres um arranque a fundo o mais certo é ficares enterrado ate aos ossos!
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 fev 2007 01:15
Land Rover: DEFENDER 110 td5 DOUBLECAB
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5
Sócio LCP: 2057
RTI: 2000

Mensagem por pelicano »

pavelyuri Escreveu:se fizeres um arranque a fundo o mais certo é ficares enterrado ate aos ossos!
isso..é o mais certo! :lol:
Imagem