Falhas de motor Disco td5 de 99

Discussão sobre Discovery I, II e 3
carox
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 16 fev 2010 19:28
Land Rover: Discovery Td5 - 1999
Sócio LCP: 2393
RTI: 0

Falhas de motor Disco td5 de 99

Mensagem por carox »

Caros amigos, tenho desde há um mês o prazer de possuir um disco de 99, com 128.000Km.
Comprei-o a um amigo pelo que o que passo a relatar a seguir ele também não sabia que ia acontecer.
Após 24h de o te em minha posse, deixou-me parado na autoestrada, após ter colocado gasóleo, andei 800 metros e puf. Parado na auto estrada.
Ligou a luz ambar do motor e engasgou-se, o conta rotações parecia maluco e o motor a falhar até parar na berma. E foi assim até chegar ao destino a 50 Km, sem explicação quando parava e após ligar a ignição 15 segundos depois lá ia ele como se nada tivesse passado, mais um pouco andava e a luz ligava seguido de engasgo e paragem forçada. Depois de chegar ao destino comprei um desengordurante e limpei a centralina que estava realmente com óleo. Estive parado durante 1 hora a jantar e quando regressei a casa andou 60 Km sem problema algum, só mesmo à porta de casa se lembrou de engasgar e parar. No dia seguinte de manhã andou na perfeição. Nos dias seguintes, apenas engasgava depois de aquecer no motor ao nível normal.
Entretanto para tentar resolver este problema, já anulei a EGR, que dava erro na máquina de diagnóstico da Feuvert, já troquei a cablagem dos injectores, já limpei o sistema de refrigeração e coloquei o famoso G12, o sensor da Cambota foi limpo, e o sensor da admissão também, entretanto e devido a uma fuga de água no radiador de gasóleo, também troquei o mesmo.
O que é certo é que o Disco em frio anda sem problema quando aquece engasga-se.
Verdade seja dita que após estas mudanças todas o engasganço tem acontecido menos, mas às vezes acontece como foi o caso de hoje.
Engasgou-se, ia em viagem entre os 80 e os 90 Kmh, parei desliguei o carro, 15 segundos depois voltei a ligar, e andou como se nada fosse, cerca de 25 Km, voltou a engasgar após uma paragem, desliguei e voltei a ligar e fez mais 20 Km sem problema.
Após esta viagem com o nosso amigo Estiveira fomos andar para a Serra em alcatrão para ele ver se se engasgava e nada, fizemos uma subidas de corta fogos e nada.
Ou seja o carro só engasga quando quer ou existe uma avaria que provoca esta anomalia.
Agradeço a vossa ajuda.
Obrigado
Discovery Td5 - 1999 NINJA
8º Encontro Land Algarve - 1,2 e 3 Fev 2013
http://www.xelbland.com
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Re: Falhas de motor Disco td5 de 99

Mensagem por FLG »

Seja muito bem vindo carox

nada como fazer uma limpeza ao circuito de gasoleo incluindo ao deposito... trocando os filtros todos... verificando bomba etc...
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
carox
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por carox »

Obrigado Filipe pela tua ajuda e sugestão, que irei seguir com toda a certeza.
Contudo hoje e após 70 Km lá apareceu outra vez a luz ambar do motor, lá parei, deliguei e liguei o carro em 10 segundos e lá foi ele até acender de novo a luz 2 Km mais à frente. Parei abri o capot e dei-lhe um toque na ficha do sensor da cambota, mais por descargo de consciência que por outra coisa qualquer. E lá foi ele como se nada fosse durante mais 80 Km sem acender a luz.
Neste caminho fui a uma oficina com máquina de diagnóstico, onde alguns Lands Rovers conhecidos têm passado e o registo foi o seguinte:

Erro 1 - Air Flow circuit fault Logged low - Por ter o medidor de massa de ar desligado.
Erro 2 - EGR inlet throtle open load fault. Logged - Julgo por ter anulado a EGR, com um Kit de anulação.
Erro 3 - EGR inlet throtle open load fault. Currently active - Julgo por ter anulado a EGR, com um Kit de anulação.
Erro 4 - High Speed Crank Sync Lost fault . Logged - Aquilo que eu julgo que seja a minha dor de cabeça. Sensor da Cambota avariado.
Erro 5 - Noisy Crank signal has been detected. Logged - Nem sei o que é.
Erro 6 - EGR valve stuck open. Logged - Lá está mais um erro da EGR, mas como já não existe, talvez tinha sido de alguma coisa de quando lá esteve.
Erro 7 - Can error fault. Currently Active - Não sei do que se trata
Erro 8 - Injector 1 open circuit detected. Logged - Talvez uma avaria do injector mas não sei se é antiga e o erro lá ficou. Porque o carro arranca bem a frio e não perde potência
Erro 9 - Injector 2 open circuit detected. Logged - Talvez uma avaria do injector mas não sei se é antiga e o erro lá ficou. Porque o carro arranca bem a frio e não perde potência.

Aqui está o relatório de diagnóstico. Se alguém se quiser pronunciar sobre o mesmo, agradeço imenso, porque já não sei o que fazer ao Disco e arrepio-me só de pensar que preciso de fazer uma ultrapassagem e puf, o gajo engasga-se.

Agradeço a vossa ajuda.

Carlos
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Mensagem por josecamorim »

Boas,

Com a máquina de diagnóstico limpa esses erros e depois desliga o carro e volta a ligar e fazer leitura de erros para ver aqueles que verdadeiramente são "correntes"

Esses erros podem efectivamente ser de sensor de cambota mas também podem ser software errado na centralina ou a própria centralina a ficar "marada".

Em que zona do país se encontra!?

Abraço,
Amorim
carox
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por carox »

Olá Amorim

Obrigado pela resposta. Estou no Algarve. E realmente fiquei sem saber se de facto foram limpos os erros da centralina.

Vou tentar saber.

Obrigado

Carlos
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

carox Escreveu:Olá Amorim

Obrigado pela resposta. Estou no Algarve. E realmente fiquei sem saber se de facto foram limpos os erros da centralina.

Vou tentar saber.

Obrigado

Carlos
Pois...estou um bocadinho longe - Coimbra - senão oferecia-me para disponibilizar uma centralina e a minha nanocom para percebermos o que se passava.
De qualquer forma no que puder ajudar, disponha.

Abraço,
Amorim
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

Já agora, vale a pena ver o fio de massa da centralina.

Abraço,
Amorim
carox
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por carox »

olá

como poderei identificar o tal fio de massa da centralina?

obrigado
Luis DiscoTd5
master TT
master TT
Registado: 15 abr 2006 23:17
Land Rover: Discovery 300 Tdi MMC * Vendido *
Discovery Td5 Se 11/2000 " El Chibico II"
Sócio LCP: 624

Mensagem por Luis DiscoTd5 »

Uma coisa é certa , realmente o disco tem uma serie de mecanismos de defesa para não estragar.

Fala com o Estiveira se ele precisar envio-lhe o meu nanocom para baixo e ele faz os testes. Limpa os erros e logo se vê se voltam a aparecer. Vou estar fora do país ate ao fim do mês e não me faz falta.

Tecnicamente não posso ajudar .... o estiveira conhece aí bons técnicos para isso...

Qualquer coisa que precises avisa.

Abraço
Imagem
O MEU MAIL CORRECTO É LUIS.COSTA@GESE.PT ( depois tenho de mudar o da imagem )
carox
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por carox »

Olá Luis

Obrigado, pela ajuda.

Vou falar com o Estiveira para combinar, esta preciosa oferta.

Carlos
mergulha
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 jan 2008 22:46
Land Rover: discovery td5 - 1998
Sócio LCP: 2073

Mensagem por mergulha »

Viva
Tens a ficha do filtro de gasóleo ligada? :?? esquisita avaria...
carox
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por carox »

Olá mergulha

Obrigado pela atenção e resposta à minha solicitação. De facto a ficha está desligada, mas julgo que a mesma é a de um sensor para detectar a quantidade de água no gasóleo, mais concretamente na purga. Estarei correcto?

Obrigado

Carlos
mergulha
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 jan 2008 22:46
Land Rover: discovery td5 - 1998
Sócio LCP: 2073

Mensagem por mergulha »

Viva
Sim é isso , mas quando te referes á luz ambar que acendeu é essa mesma luz?
Não conheçes ninguém que te empreste o sensor da cambota por umas horas? :cool: isso é que era á patrão
Embora seja de opinião que seja falta de gota , bomba gasóleo , filtro :?? a tua bomba tá normal ou faz muito barulho? já viste os tubos do gasóleo se no percurso do depósito ao motor , não está algum meio dobrado , esmagado...
cumps
carox
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por carox »

Pois amanhã mesmo vou procurar um sensor num motor td5 que tem a cambota partida. Pode ser que lá tenha ficado o sensor.
Vou testar o mesmo. Quanto à bomba de combustível, pode ser. Mas julgo que o diagnóstico diria qualquer coisa sobre a mesma e no relatório não diz nada.
Sobre os tubos, também não me parece, porque se assim fosse os engasganços seriam mais constantes e a quente e a frio. No meu caso é só a quente e têm vindo a diminuir, sem que eu saiba qual a razão, o que me aflige porque nunca sei quando vai acontecer outra vez e em que situação. (tipo ultrapassagem)

Obrigado pelas deixas, vou confirmar todas.

Carlos
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT

Boas,

O fio de massa é aquele que estará ligado a uma superfície metálica do carro. Confirma se não tem ferruge/verdete ou até esteja desapertado.

Relativamente à bomba de gasóleo, essa avaria não aparece na máquinha de diagnóstico, uma vez que será uma avaria eléctrica e não electrónica. Há avarias relacionadas com a bomba de gasóleo que aparecem "logadas" porque tem que ver com sensores esses sim electrónicos colocados no circuito. Mas a bomba em si, é situação que não é referenciadada.

Mas já agora faz o uma purga/limpeza a todo o circuito. Fazes o seguinte procedimento: rodas a chave até acederem as luzes todas do painel. Esperas que a bomba de gasóleo se "cale" e nessa altura carregas 5 vezes seguidas no pedal do acelerador. Vai acender a luz no painel de instrumentos a piscar e a bomba de gasóleo começa a trabalhar. Deixas ficar até ela se calar completamente - deve demorar 10 a 15min. Durante este período a bomba vai trabalhar com 2 vezes mais pressão e por conseguinte limpar/retirar ar do circuito.

Se o Luís Costa emprestar a Nanocom e depois estiverem com alguma dificuldade em "manobrar" a coisa, podem dar-me uma ligadela que eu tento ajudar. Já trato quase por tu esse brinquedo :)

Abraço,
Amorim
andrem
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 02 mar 2010 17:04
Land Rover: defender td5 sw ´oo
Sócio LCP: 0

Mensagem por andrem »

boas
no meu defender os sintomas eram iguais, falhava, desligava e tudo bem passado 15 km outra vez o mesmo, como o carro esta na garantia levei o a oficina e deu uma série de erros relacionados com a falha no motor, resultado, bomba do combustivel nova e filtro da purga de agua novo :p
serrao
júnior TT
júnior TT
Registado: 23 set 2008 21:17
Land Rover: Defender Soft Top TD5 2000

Mensagem por serrao »

JA agora aproveito... Tirei o sensor de agua do filtro de gsaoleo do def td5 e ele esta ok e nao acende nada no painel... é mesmo assim?
Nao voltarei a fazer publicidade a sites de PTC... (ate ao proximo lol)
andrem
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 02 mar 2010 17:04
Land Rover: defender td5 sw ´oo

Mensagem por andrem »

boas
se removeu o sensor, a partida quando o filtro estiver com agua não irá acender a luz no painel...
porque nao faz ligação
e de vez em quando desapertar a tampa e deixar sair a agua ;)
paulobre
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 16 abr 2008 22:28
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por paulobre »

Olé Serrao
na minha opinião deverias confirmar a ligação da massa que o Amorim falou, e a seguir lavar a ECU pois parece ter entrado algum óleo (esta operação é mais delicada, mas já resolvi alguns problemas idênticos desta forma ).
A seguir verifica o estado da bateria, está a carregar? terminais limpos? muitas vezes o carro pega mas as baterias estão nas ultimas. As ECU de 99 têm problemas com isso !
pelos erros que tens não me parece que seja sensor CKP.
Verifica a pressão da bomba do gasóleo, deve ter 4bar.
Cuidado com a purga ! parece simples mas o sensor parte as ligações facilmente .

Tehno umas dicas para todos estes pontos que te falei em http://randlover-bre.blogspot.com/
carox
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por carox »

Olá Paulo Bre

Obrigado pela resposta sobre o tema que lancei.

Vou verificar também o regulador de gasóleo, para perceber se de facto o problema poderá ser provocado pelo mesmo.

Sobre o sensor da cambota, para o qual estou mais inclinado, tem que ver com o facto do diagnóstico efectuado e cujos erros já publiquei no post anterior e também porque precisamente no seu Blog, falar de que um dos únicos sensores que faz parar o Discovery ser o sensor da cambota.

O facto estranho nisto tudo é que nunca tive problemas em arrancar e a luz do motor só acender depois do motor estar quente e após alguns kilometros que podem ser 30 como 120. E quando acende a luz já sei que mais cedo ou mais tarde o motor engasga e desliga com a queda das rotações.

Obrigado pela ajuda.

Carlos