Virarem? Como assim?philipvieira Escreveu:Um pequeno pormenor Tiago,
na 2ª foto o brinco dianteiro parece estar c/ um ângulo, a meu ver, demasiado inclinado para a frente...
o serie nesta foto está subido, ou é assim o seu normal ângulo?
digo isto pela razão de já ter lido sobre o perigo de as molas virarem...
LAND ROVER Serie III 109"
- nuno.1
- maníaco TT

- Mensagens: 4397
- Registado: 15 mar 2007 23:19
- Land Rover: Discovery 300tdi
- Sócio LCP: 1870
- RTI: 0
- Localização: Guarda
Re: Restauro + Upgrade Serie III 109"
- TiagoAraújoR
- júnior TT

- Mensagens: 292
- Registado: 09 jun 2009 16:28
- Land Rover: Serie III 109'' 1975
Freelander 2.0 Di 1999 - Sócio LCP: 2197
- Localização: Vermoim V.N.Famalicão
Re: Restauro + Upgrade Serie III 109"
Boas,
hoje já fiz mais de 100 km com o serie e impecavel.
Excepto..... ~Quando ligo a tracção as 4 as rodas da frente principalmente do lado esquerdo parece que vai instavel, aos saltos. Será a relação do eixo de tras diferente do da frente? Não encontro outra explicação... Tenho atras o salisbury do serie e a frente o eixo do santana.
Quanto ao turbo já não vou por porque envolve algumas transformações internas, pistões, etc.
Painel de instrumentos do santana! Com boa ventilação e sofagem, mais informação, etc, uma maravilha.
O brinco já está alinhado, nada que umas voltas no monte não resolvam... E as molas têm muita curvatura não é facil virarem.
Obrigado pelos comentarios.
E agradeço a ajuda na questão dos difereciais.
Cumps
Tiago Araújo
hoje já fiz mais de 100 km com o serie e impecavel.
Excepto..... ~Quando ligo a tracção as 4 as rodas da frente principalmente do lado esquerdo parece que vai instavel, aos saltos. Será a relação do eixo de tras diferente do da frente? Não encontro outra explicação... Tenho atras o salisbury do serie e a frente o eixo do santana.
Quanto ao turbo já não vou por porque envolve algumas transformações internas, pistões, etc.
Painel de instrumentos do santana! Com boa ventilação e sofagem, mais informação, etc, uma maravilha.
O brinco já está alinhado, nada que umas voltas no monte não resolvam... E as molas têm muita curvatura não é facil virarem.
Obrigado pelos comentarios.
E agradeço a ajuda na questão dos difereciais.
Cumps
Tiago Araújo
- nuno.1
- maníaco TT

- Mensagens: 4397
- Registado: 15 mar 2007 23:19
- Land Rover: Discovery 300tdi
- Sócio LCP: 1870
- RTI: 0
- Localização: Guarda
Re: Restauro + Upgrade Serie III 109"
Ainda bem que está a ficar pronto. Esta fenomenal!
Mas falta o que o pessoal gosta - Fotos!
Tenho de ver essa maquina ao vivo.
Mas falta o que o pessoal gosta - Fotos!
Tenho de ver essa maquina ao vivo.
- pavelyuri
- master TT

- Mensagens: 1398
- Registado: 03 ago 2009 10:47
- Land Rover: Ex Series III (2.25D; 2.5D; 2.5 TD; Tdi)
Defender 90 TD5 - Sócio LCP: 148
- Localização: Viana do Castelo
Re: Restauro + Upgrade Serie III 109"
Pode ser uma razao.,.. e bem provavel.. principalmente se tens um eixo santana e um Lr por exemploTiagoAraújoR Escreveu:Boas,
hoje já fiz mais de 100 km com o serie e impecavel.
Excepto..... ~Quando ligo a tracção as 4 as rodas da frente principalmente do lado esquerdo parece que vai instavel, aos saltos. Será a relação do eixo de tras diferente do da frente? Não encontro outra explicação... Tenho atras o salisbury do serie e a frente o eixo do santana.
Quanto ao turbo já não vou por porque envolve algumas transformações internas, pistões, etc.
Painel de instrumentos do santana! Com boa ventilação e sofagem, mais informação, etc, uma maravilha.
O brinco já está alinhado, nada que umas voltas no monte não resolvam... E as molas têm muita curvatura não é facil virarem.
Obrigado pelos comentarios.
E agradeço a ajuda na questão dos difereciais.
Cumps
Tiago Araújo
Paulo Ferreira
http://www.proseriesttteam.com
http://www.proseriesttteam.com
- TiagoAraújoR
- júnior TT

- Mensagens: 292
- Registado: 09 jun 2009 16:28
- Land Rover: Serie III 109'' 1975
Freelander 2.0 Di 1999 - Sócio LCP: 2197
- Localização: Vermoim V.N.Famalicão
Re: Restauro + Upgrade Serie III 109"
Tenho um eixo salisbury do 109 LR
e
tenho a frente um eixo do 88 santana.
Ha alguma forma de resolver este problema sen ter de trocar 1 dos eixos?
É que não queria tirar o salisbury de tras e também não queria tirar o da frente por causa dos travões de disco.......
Cumps
Tiago Araújo
e
tenho a frente um eixo do 88 santana.
Ha alguma forma de resolver este problema sen ter de trocar 1 dos eixos?
É que não queria tirar o salisbury de tras e também não queria tirar o da frente por causa dos travões de disco.......
Cumps
Tiago Araújo
- pavelyuri
- master TT

- Mensagens: 1398
- Registado: 03 ago 2009 10:47
- Land Rover: Ex Series III (2.25D; 2.5D; 2.5 TD; Tdi)
Defender 90 TD5 - Sócio LCP: 148
- Localização: Viana do Castelo
Re: Restauro + Upgrade Serie III 109"
entao tens a relaçao de tras mais curta que a da frente...
tens de tirar os 2 diferenciais fora, fazer a contagem dos dentes da roda de coroa e pinhao e montar dois conjuntos iguais... basta trocares a roda de coroa e pinhao de um dos diferenciais...
conforme a aplicaçao que vais dar ao carro podes escolher a relaçao que gostas mais... a do eixo de tras para mais força e a do da frente para mais velocidade
tens de tirar os 2 diferenciais fora, fazer a contagem dos dentes da roda de coroa e pinhao e montar dois conjuntos iguais... basta trocares a roda de coroa e pinhao de um dos diferenciais...
conforme a aplicaçao que vais dar ao carro podes escolher a relaçao que gostas mais... a do eixo de tras para mais força e a do da frente para mais velocidade
Paulo Ferreira
http://www.proseriesttteam.com
http://www.proseriesttteam.com
- TiagoAraújoR
- júnior TT

- Mensagens: 292
- Registado: 09 jun 2009 16:28
- Land Rover: Serie III 109'' 1975
Freelander 2.0 Di 1999 - Sócio LCP: 2197
- Localização: Vermoim V.N.Famalicão
Re: Restauro + Upgrade Serie III 109"
Fui ver os manuais e então tenho o seguinte....
Atras 47:10 e a frente 43:11.
É possivel por o diferencial do serie 10 estrias no eixo de 10 estrias do santana? E assim fica tudo 47:10.
Cumps
Tiago Araújo
Atras 47:10 e a frente 43:11.
É possivel por o diferencial do serie 10 estrias no eixo de 10 estrias do santana? E assim fica tudo 47:10.
Cumps
Tiago Araújo
pavelyuri Escreveu:entao tens a relaçao de tras mais curta que a da frente...
tens de tirar os 2 diferenciais fora, fazer a contagem dos dentes da roda de coroa e pinhao e montar dois conjuntos iguais... basta trocares a roda de coroa e pinhao de um dos diferenciais...
conforme a aplicaçao que vais dar ao carro podes escolher a relaçao que gostas mais... a do eixo de tras para mais força e a do da frente para mais velocidade
- TiagoAraújoR
- júnior TT

- Mensagens: 292
- Registado: 09 jun 2009 16:28
- Land Rover: Serie III 109'' 1975
Freelander 2.0 Di 1999 - Sócio LCP: 2197
- Localização: Vermoim V.N.Famalicão
Re: Restauro + Upgrade Serie III 109"
Serviço quase feito!!
Já verifiquei e o que tinha montado tinha 43 dentes...
E montei o outro que tinha com 47 dentes. Só me falta mudar os vedantes e testar.
Outro problema.
Mudei o vedante do salisbury (o vedante que fica do lado da transmissão) porque este vertia, andei 200 km e já verte outra vez.
Parece que o vedante vai escapando para a frente porque a falange de aperto a transmissão ainda está um bocado distanciada e não a consigo apertar mais.... Não sei se faltará ali alguma peça, no da frente leva um encosto em chapa para segurar o vedante mas no salisbury não tenho isso.
Alguém já passou por este problema ou sabem de alguma solução para isto?? Vou mandar vir outro vedante mas queria que fica-se impecavel.
Cumps
Tiago Araújo
Já verifiquei e o que tinha montado tinha 43 dentes...
E montei o outro que tinha com 47 dentes. Só me falta mudar os vedantes e testar.
Outro problema.
Mudei o vedante do salisbury (o vedante que fica do lado da transmissão) porque este vertia, andei 200 km e já verte outra vez.
Parece que o vedante vai escapando para a frente porque a falange de aperto a transmissão ainda está um bocado distanciada e não a consigo apertar mais.... Não sei se faltará ali alguma peça, no da frente leva um encosto em chapa para segurar o vedante mas no salisbury não tenho isso.
Alguém já passou por este problema ou sabem de alguma solução para isto?? Vou mandar vir outro vedante mas queria que fica-se impecavel.
Cumps
Tiago Araújo
- TiagoAraújoR
- júnior TT

- Mensagens: 292
- Registado: 09 jun 2009 16:28
- Land Rover: Serie III 109'' 1975
Freelander 2.0 Di 1999 - Sócio LCP: 2197
- Localização: Vermoim V.N.Famalicão
Re: Restauro + Upgrade Serie III 109"
Mais umas fotos!!
Pronto pronto.... Ainda não está!
Mas já vai dando para dar umas voltinhas!!

Pronto pronto.... Ainda não está!
Mas já vai dando para dar umas voltinhas!!

Última edição por TiagoAraújoR em 04 fev 2014 00:28, editado 1 vez no total.
- Leonardo
- júnior TT

- Mensagens: 465
- Registado: 19 abr 2009 20:41
- Land Rover: LR Long 109 Série III 1978
- Sócio LCP: 2132
- Localização: Albergaria-a-Velha
Re: Restauro + Upgrade Serie III 109"
Tiago está um espectáculo!!
Saiu daí uma GRANDE Máquina
Estou ancioso por conhecer pessoalmente esse 109!
Parabéns
Cumps
Saiu daí uma GRANDE Máquina
Estou ancioso por conhecer pessoalmente esse 109!
Parabéns
Cumps
- TiagoAraújoR
- júnior TT

- Mensagens: 292
- Registado: 09 jun 2009 16:28
- Land Rover: Serie III 109'' 1975
Freelander 2.0 Di 1999 - Sócio LCP: 2197
- Localização: Vermoim V.N.Famalicão
Re: Restauro + Upgrade Serie III 109"
Leonardo Escreveu:Tiago está um espectáculo!!
Saiu daí uma GRANDE Máquina
Estou ancioso por conhecer pessoalmente esse 109!
Parabéns
Cumps
Obrigado!
Pelo menos trabalho deu muito!!
Oportunidades não faltarão com certeza.
PS: Já encontrei as chapas que faltavam, durantes as arrumações lá apareceram.
Queres que mande por correio ou que te entregue nos veteranos?
Cumps
Tiago Araújo
- nuno.1
- maníaco TT

- Mensagens: 4397
- Registado: 15 mar 2007 23:19
- Land Rover: Discovery 300tdi
- Sócio LCP: 1870
- RTI: 0
- Localização: Guarda
Re: Restauro + Upgrade Serie III 109"
Está mesmos muito bonito!
Meteste o parachoques do defender?
Ele aguenta bem com esse pneus? São o special track ou os siroco?
Meteste o parachoques do defender?
Ele aguenta bem com esse pneus? São o special track ou os siroco?
- TiagoAraújoR
- júnior TT

- Mensagens: 292
- Registado: 09 jun 2009 16:28
- Land Rover: Serie III 109'' 1975
Freelander 2.0 Di 1999 - Sócio LCP: 2197
- Localização: Vermoim V.N.Famalicão
Re: Restauro + Upgrade Serie III 109"
Boas Nuno!
Sim é o "choques" do santana.
E porta-se muito bem com estes pneus 265/75/16 special track.
Nao morre muito a subir e anda bem!
Cumps
Tiago Araújo
Sim é o "choques" do santana.
E porta-se muito bem com estes pneus 265/75/16 special track.
Nao morre muito a subir e anda bem!
Cumps
Tiago Araújo
nuno.1 Escreveu:Está mesmos muito bonito!
Meteste o parachoques do defender?
Ele aguenta bem com esse pneus? São o special track ou os siroco?
- Leonardo
- júnior TT

- Mensagens: 465
- Registado: 19 abr 2009 20:41
- Land Rover: LR Long 109 Série III 1978
- Sócio LCP: 2132
- Localização: Albergaria-a-Velha
Re: Restauro + Upgrade Serie III 109"
TiagoAraújoR Escreveu:Leonardo Escreveu:Tiago está um espectáculo!!
Saiu daí uma GRANDE Máquina
Estou ancioso por conhecer pessoalmente esse 109!
Parabéns
Cumps
Obrigado!![]()
Pelo menos trabalho deu muito!!
Oportunidades não faltarão com certeza.
PS: Já encontrei as chapas que faltavam, durantes as arrumações lá apareceram.
Queres que mande por correio ou que te entregue nos veteranos?
Cumps
Tiago Araújo
Viva dás me então nos Veteranos
Até lá
Abraço
-
nfaria
- júnior TT

- Mensagens: 169
- Registado: 05 jul 2009 12:34
- Land Rover: Discovery 200 tdi '92
Discovery 300 tdi '96
Discovery Td5 '99 - Sócio LCP: 2828
- Localização: Vila Nova de Famalicão
Re: Restauro + Upgrade Serie III 109"
Ontem vi a 109 passar por Ruivães
Parabéns, está muito louca, boa onda
Parabéns, está muito louca, boa onda
- TiagoAraújoR
- júnior TT

- Mensagens: 292
- Registado: 09 jun 2009 16:28
- Land Rover: Serie III 109'' 1975
Freelander 2.0 Di 1999 - Sócio LCP: 2197
- Localização: Vermoim V.N.Famalicão
-
SERIEXTRA
- júnior TT

- Mensagens: 212
- Registado: 06 abr 2010 17:15
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- RTI: 0
- Simplicio
- pleno TT

- Mensagens: 722
- Registado: 21 abr 2009 19:49
- Land Rover: Defender 90 Td5
LR Serie III - Sócio LCP: 2139
- Localização: Povoa de Lanhoso/Brangança
Re: Restauro + Upgrade Serie III 109"
Boas Tiago, olha qual sera a melhor relação do diferencial a que ele tem ao a do Santana. nao sabes aonde posso comprar um motor 2.5 igual ao teu? pois uma vez que tenho o meu desmontado
a caixa lt85 é a caixa que tem o Santana? e é de 5 velocidades. então metes-te a mecânica toda do Santana menos o eixo traseiro
landabraço
landabraço
- TiagoAraújoR
- júnior TT

- Mensagens: 292
- Registado: 09 jun 2009 16:28
- Land Rover: Serie III 109'' 1975
Freelander 2.0 Di 1999 - Sócio LCP: 2197
- Localização: Vermoim V.N.Famalicão
Re: Restauro + Upgrade Serie III 109"
Boas!
Com a relação do santana 3.54 ficas com mais velocidade de ponta.
Eu tenho a relação do serie 109 e a velocidade máxima com o motor 2.5D, caixa LT85 e pneus 265/75/16 é de 120/130 kmh.
A caixa LT85 é a caixa que alguns santanas equipam, tem 5 velocidades é tipo a dos defender.
Sim, montei toda a mecânica menos o eixo traseiro pois mantive o salisbury e mantive ambos os diferenciais.
Eu comprei um santana 2.5D completo em Espanha/Sevilha e veio a rolar todo o caminho.
Tens de estar atento aos anúncios em sites de venda automovel espanhois (foi onde encontrei o meu) e aos foruns espanhois.
Também podes fazer uma visita as sucatas espanholas na fronteira.
Se precisares de ajuda vivemos perto.
Cumps
Tiago Araújo
Com a relação do santana 3.54 ficas com mais velocidade de ponta.
Eu tenho a relação do serie 109 e a velocidade máxima com o motor 2.5D, caixa LT85 e pneus 265/75/16 é de 120/130 kmh.
A caixa LT85 é a caixa que alguns santanas equipam, tem 5 velocidades é tipo a dos defender.
Sim, montei toda a mecânica menos o eixo traseiro pois mantive o salisbury e mantive ambos os diferenciais.
Eu comprei um santana 2.5D completo em Espanha/Sevilha e veio a rolar todo o caminho.
Tens de estar atento aos anúncios em sites de venda automovel espanhois (foi onde encontrei o meu) e aos foruns espanhois.
Também podes fazer uma visita as sucatas espanholas na fronteira.
Se precisares de ajuda vivemos perto.
Cumps
Tiago Araújo
- Simplicio
- pleno TT

- Mensagens: 722
- Registado: 21 abr 2009 19:49
- Land Rover: Defender 90 Td5
LR Serie III - Sócio LCP: 2139
- Localização: Povoa de Lanhoso/Brangança
Re: Restauro + Upgrade Serie III 109"
Obrigado Tiago, olha de que ano é que tem de ser +- o Santana era um 88 ou uma 109.Obrigado
landabraço
landabraço


