Isto das portas já me deu algumas dores de cabeça mas custar a fechar nunca ouvi! Só se tens os puxadores demasiado afinados e fica como se estivesses sempre a puxar o puxador.
Eu tenho um disco 300 por isso só conheço deste modelo, mas se sacares a forra da porta fora (tiras o apoio de braço, coluna e puxador e depois com uma chave de fendas com jeitinho sacas a forra fora) e olhas para o mecanismo e não é muito difícil de perceber o seu funcionamento.
Aquilo funciona a puxar uns arames grossos, ou seja, se quiseres afinar tens de arranjar maneira de encurtar os arames para que o sistema fique mais esticado e logo mais sensível quando é accionado. Se quiseres afinar o puxador de fora, olhas com atenção para o puxador (do lado de dentro da porta) e vês que há um ferro na vertical dobrado na ponta que se mexe para cima quando puxas o puxador. Ora bem, este arame, na ponta inferior (a que não está dobrada) tem uma rosca e o que tens de fazer é desencaixar o arame do puxador, e rodares o mesmo arame no sentido horário (aquilo funciona como um parafuso) de modo a que este fique mais curtinho e voltas a encaixar no puxador. Se continuar a abrir mal por fora mesmo depois deste processo (o que duvido) tens de fazer o que o amigo Vítor já fez e mostrou aqui no fórum que é tirar o puxador fora e dobrar o batente da mola (se procurares na parte da mecânica geral encontras o tutorial que te falo).
Já o de dentro é mais complicado afinar porque não está tão à vista. Mas se olhares com atenção verás que há vários sítios que podes encurtar o arame de modo a ficar mais sensível ao puxar o puxador, nem que dobres um bocado do arame
Agora um conselho de amigo, testa tudo muito bem testado antes de fechares a porta ou montares a forra, que a minha agora não abre porque tenho que comprar o puxador de dentro e de fora e ainda estou para ver como os vou montar com a porta fechada
Abraço