Pedido de Informações Sobre Serie III 109 Militar

Discussão sobre Series I, II, IIA e III
RR. Silva
júnior TT
júnior TT
Registado: 09 jul 2007 14:15
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Pedido de Informações Sobre Serie III 109 Militar

Mensagem por RR. Silva »

Boas
Preciso da vossa ajuda, pois deste tipo de modelos não percebo nada.....gostava de saber mais detalhes técnicos sobre este tipo de carro, é de 1980 e oriundo do exercito da Holanda, importado em 1994, no livrete esta homologado para três lugares (mas a frente só tem dois), tem possibilidade de andar com hard-top ou Soft-top.
Quais os valores adequados para a sua aquisição?
Obrigado
:cool:
Imagem
Sócio nº 1755
philipvieira
júnior TT
júnior TT
Registado: 18 fev 2009 00:53
Land Rover: Serie III 109 6cyl Petrol (1972)
Sócio LCP: 278

Re: Pedido de Informações Sobre Serie III 109 Militar

Mensagem por philipvieira »

Boas,

O LR serie pode muito bem variar de preços (consoante o seu vendedor tb)!
Os preços andam nos 2500 até aos 5000! Agora depende muito do seu estado e extras que tenha! I.e. estado e tipo de motor (3 ou 5 apoios), estado das caixas, do chassis, bulkhead...!

Cumps.
RR. Silva
júnior TT
júnior TT

Mensagem por RR. Silva »

Para já só sei isto:
Motor 2286, 63 cv diesel;
Suspensão tipo-one-ton (mais alta e refgorçada)
Radiador de óleo;
A parte eléctrica funciona a 24v e com gerador de corrente em vez do tradicional alternador;
Luzes de Black out;
Para-choques militares;
Gancho de reboque sankey
Pneus com piso igual aos montados originalmente em veiculos militares holandeses.
Que mais devo perguntar?
Obrigado
Imagem
Sócio nº 1755
philipvieira
júnior TT
júnior TT

RR. Silva Escreveu:Para já só sei isto:
Motor 2286, 63 cv diesel;
Suspensão tipo-one-ton (mais alta e refgorçada)
Radiador de óleo;
A parte eléctrica funciona a 24v e com gerador de corrente em vez do tradicional alternador;
Luzes de Black out;
Para-choques militares;
Gancho de reboque sankey
Pneus com piso igual aos montados originalmente em veiculos militares holandeses.
Que mais devo perguntar?
Obrigado
A cilindrada do motor e potência são iguais em ambos os motores (3 e 5 apoios). Provavelmente se o serie é de 80 o motor é de 3 apoios! Mas é uma questão de verificar (através das cores do mesmo: verde - 3 apoios // vermelho - 5apoios). Mas ATENÇÃO há quem os pinte de red para... e aí já existem outras maneiras de verificar e os diferenciar. Através de umas marcas em x no bloco!
A suspensão "tipo one-ton" deve-se referir aos brincos, julgo. Na minha opinião não é nada de relevante aquando a compra de um serie. Mas sim poderá ser considerado um "extra".
O resto são extras que são meramentre usuais e que se encontram dispersos pelos variados series.
Da pouca experiência que tenho acho que deve ter em atenção ao estado do motor e caixas, transmissões, chassis (principalmente nas longarinas, na frente e no rear cross member (a parte do chassi transversal traseira), direcção (as folgas são habituais) e o bulkhead!

Espero ter ajudado!
Cumps
luisbacelo
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 21 set 2005 17:07

Mensagem por luisbacelo »

Boa noite Rui,

Permite-me discordar em parte daquilo que o philipvieira diz, espero que este não me interprete mal...

O motor que está nesse LAND ROVER é efectivamente3 apoios, no entanto...
A suspenção tipo OT eleva o carro de origem em cerca de dez centimetros, logo é um extra original relevante.

Os extras usuais que o philip refere, não sei em que outros LAND ROVER além das versões militares encontra?
- Radiador de óleo, um extra que além de original reduz a hipotese de sobreaquecimento do LR;
- A parte eléctrica funciona a 24v e com gerador de corrente em vez do tradicional alternador, serve entre outras coisas para ter um Warn8274 que com o carro a trabalhar ao relanti o gerador fornece energia de forma eficaz!
- Luzes de Black out, efectivamente não servem para nada, contudo são originais;
- Para-choques militares, são mais resistentes aos embates,
- Gancho de reboque sankey, serve para rebocar um atrelado de forma a que este possa ter inclinaçãos contrárias à do veiculo tractor;

PS: Sou o proprietário do veiculo em causa :lol: :lol:
One life! Live it!
RR. Silva
júnior TT
júnior TT

Mensagem por RR. Silva »

Boas
Isto assim é que é.... vamos lá continuar com o processo de aprendizagem:
- qual é a diferença de um motor de três apoios e o de cinco?
- o que é o bulkhead?
Obrigado
Imagem
Sócio nº 1755
luisbacelo
iniciante TT
iniciante TT

Rui,

A diferença é que no motor de 3 apoios, a cambota apoia em 3 apoios (3 pontos de apoio), no motr de 5, cinco pontos de apoio.
Na prática, o motor de 5 apoios é mais "redondo", técnicamente é um motor mais equilibrado, contudo mais amorfo. Para te dar um exemplo meramente comparativo e nunca exemplificativo. Um mesmo fabricante usaria o de 3 apoios para um carro mais desportivo e um de 5 apoios para um veiculo de trabalho. Ambos bons motores.
A maior preocupação relativamente a motores quando se compra um serie deve ser o estado do bloco e não se é de 3 ou 5 apoios. Por exemplo tentar encontrar rachadela no bloco, junto ao purgador do liquido de refrigeração e barulhos que identifiquem desgaste de capas de biela (bronzes) pois são os calcanhares de aquiles destes motores. No caso da rachadela, pelo que vi até hoje não há nada a fazer, no caso dos bronzes,, se estiver numa fase inicial pode ser revertido com colocação de novas, se não o melhor é pensar em colocar cambota nova.

Bulkhead, é a peça de chaparia que separa o habitáculo da caixa do motor, como tem a maior parte dos seus componentes em aço, enferruja e é necessário gastar dinheiro na sua reparação.

Abraço
One life! Live it!
Paulo_loyd
júnior TT
júnior TT
Registado: 06 ago 2005 20:58
Land Rover: EX-Série III reg.88 1982 diesel
Sócio LCP: 1841

Mensagem por Paulo_loyd »

luisbacelo Escreveu:Boa noite Rui,

Permite-me discordar em parte daquilo que o philipvieira diz, espero que este não me interprete mal...

A suspenção tipo OT eleva o carro de origem em cerca de dez centimetros, logo é um extra original relevante.

Os extras usuais que o philip refere, não sei em que outros LAND ROVER além das versões militares encontra?
- Radiador de óleo, um extra que além de original reduz a hipotese de sobreaquecimento do LR;
- A parte eléctrica funciona a 24v e com gerador de corrente em vez do tradicional alternador, serve entre outras coisas para ter um Warn8274 que com o carro a trabalhar ao relanti o gerador fornece energia de forma eficaz!
- Luzes de Black out, efectivamente não servem para nada, contudo são originais;
- Gancho de reboque sankey, serve para rebocar um atrelado de forma a que este possa ter inclinaçãos contrárias à do veiculo tractor;

Boas Luis, esse é o 109 que estava em casa dos teus pais? Eu ja vi esse militar e está espectacular...como qualquer veiculo militar vem com alterações de origem, que tornam digamos mais "valioso"...pois mais nenhum série traz esses "extras" de origem... Luis, tem 2 depositos de gasoleo não tem?

Cumps
paulodospardais lololol
ImagemImagem
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870

Mensagem por nuno.1 »

Não fosse pelo facto de dizeres que é uma 109, já te dizia que estavas a falar de um lightweight.

É que quase todas as características que referiste são iguais ao lw.

Tens fotos dele?
Imagem
luisbacelo
iniciante TT
iniciante TT

Olá Paulo, e Nuno!

Nunca mais nos encontramos, tenho estado todos os fds em Sta. Maria da Feira, mais aos sábados.
Ainda sabes chegara a minha casa? dá uma apitadela que sábado estou lá. estou a começar a desmontar o V8 para restaurar.
O 88" tb vai ao bloco operatório estes dias...

Obrigado pelas palavras que disses-te acerca do 109". Sim tem dois depósitos! ;)

Se quiserem ver fotos estão aqui:
http://www.standvirtual.com/carros/Land ... I/P771164/

Nuno estas caracteristicas são efectivamente exclusivas de veiculos militares... 88" 109" e lightweights, etc... Militares
One life! Live it!
nuno.1
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 15 mar 2007 23:19
Land Rover: Discovery 300tdi
Sócio LCP: 1870

Mensagem por nuno.1 »

Já vi as fotos.

Por acaso já tinha visto esse land, está um espectáculo!

Deve ter sido todo pintado por baixo.

Se estiver bom de motor é uma grande compra.

Se o comprares volta a colocar a roda suplente no capot.

Não posso ver estas maquinas, até fico doente. :D
Imagem
philipvieira
júnior TT
júnior TT

luisbacelo Escreveu:Boa noite Rui,

Boa tarde,

De modo algum!!
Apenas e só quis referir e frisar os aspectos que, a meu ver, são essenciais para se ter em conta na compra de um serie!!
Espero, igualmente, que não me interprete mal, não quis de todo descartar os extras que o serie tem, pois e, por isso mesmo, são chamados extras, que hoje em dia, felizmente ou infelizmente, são "transladados" de series para series, como todos nós sabemos!
Relativamente ao Motor de 3 ou 5 apoios, há quem faça a diferença. Isto por várias e já mencionadas razões mas, porque principalmente o motor de 5 apoios é um motor mais recente, não sendo este sinónimo de estar em bom estado. Para mim, sou fã incondicional do meu 3 apoios, que é insubstituível. A suspensão O.T, ou os brincos OT aumentam apenas e só a altura da carroçaria o que por sua vez eleva o ponto de gravidade...
A minha ideia relativamente às principais "atenções" que se deve ter na compra de um series é a mesma e perpétua, acima citada!

p.s. Boas vendas e boas compras! É na paz!
Ahhh E o carro está c/ OPTIMO aspecto!
Já agora falou de um V8, penso que ao meu primo - pauloloyd, sou maluco por esses motores! Que carro é?
Cumps.
luisbacelo
iniciante TT
iniciante TT

Boas Filipe,

Claro que sim :lol: , não quero que seja interpretado de outra maneira, daí ter acabado com a menção de que o SIII em causa é o meu. ;)
A suspenção além de mais alta é efectivamente reforçada, não nas lâminas mas sim nos pontos de fixação, podemos consultar a página dos One Ton, e aqui podemos encontrar a descrição de "strenghening" referindo-se aos brincos.
http://www.onetonlandrover.co.uk/tech1.html
http://www.onetonlandrover.co.uk/tech2.html
À parte disso...
Nuno, tenho aroda suplente na mala... como este LR está numa garagem comum e eu não costumo ir lá muitas vezes, o pneu está na mala, pois como sabes a fixação é feita apenas com uma fivela, daí poder ser roubado facilmente. Ainda para mais está com um General SAG 7.50 e à roubalheira que aí anda mais vale prevenir...
Tenho um V8 de 1980 o verdadeiro 3.5 que estou a começar a restaurar....há algum tempo. espero que saia dali um bom automóvel, funcional e 100% original. Se és primo do Paulo estes dias trazes a 109" 6Cil e vens lá a casa ver o menino. :god:

Abç
One life! Live it!
Leonardo
júnior TT
júnior TT
Registado: 19 abr 2009 20:41
Land Rover: LR Long 109 Série III 1978
Sócio LCP: 2132

Mensagem por Leonardo »

Viva

Só tenho a dizer que esse series (de aparência) é dos mais bonitos que já vi...

Um colega meu ponderou compra-lo!!

Boa Sorte com a compra...

No fundo és mais "um" para se Juntar á MalTTa de Aveiro :cool: :cool:

BEM VINDO
Leonardo Carvalho
Leonardo@mercocentro.pt

LANDMANÍACOS DE ALBERGARIA
Núcleo do LCP
philipvieira
júnior TT
júnior TT

luisbacelo Escreveu:Boas Filipe,

Claro que sim :lol: , não quero que seja interpretado de outra maneira, daí ter acabado com a menção de que o SIII em causa é o meu. ;)
A suspenção além de mais alta é efectivamente reforçada, não nas lâminas mas sim nos pontos de fixação, podemos consultar a página dos One Ton, e aqui podemos encontrar a descrição de "strenghening" referindo-se aos brincos.
http://www.onetonlandrover.co.uk/tech1.html
http://www.onetonlandrover.co.uk/tech2.html
À parte disso...
Nuno, tenho aroda suplente na mala... como este LR está numa garagem comum e eu não costumo ir lá muitas vezes, o pneu está na mala, pois como sabes a fixação é feita apenas com uma fivela, daí poder ser roubado facilmente. Ainda para mais está com um General SAG 7.50 e à roubalheira que aí anda mais vale prevenir...
Tenho um V8 de 1980 o verdadeiro 3.5 que estou a começar a restaurar....há algum tempo. espero que saia dali um bom automóvel, funcional e 100% original. Se és primo do Paulo estes dias trazes a 109" 6Cil e vens lá a casa ver o menino. :god:

Abç
Viva,

Bem que gostava de levar a 109... mas está em "peças" para restauro tb!
O lr v8 em causa é um stage one, certo?!
Cumps