Então vamos lá por partes......
Realmente a centralina nao surtiu grandes efeitos na caixa automatica, mas, a programaçao era para um Defender, que tem por exemplo acelerador de 3 vias em deterimento do 2 vias do Discovery!!! Acredito que seja apenas isso, o Raul Silva garante os resultados da mesma forma que nos manuais.
Quanto a força e velocidade, não estou nada arrependido da caixa automática, em carros stock o TD5 Automático com a caix ano modo sport deixa para tras um manual ( este teste já foi feito ) e nisto não tenho duvidas .
Anexado a particularidades do genero das do novo defender, ou seja, pelo que li o Disco mesmo estando a ser manuseado no modo off raod caixa manual tem um mecanismo de anti stall ( ou algo do genero ) que nao permite que o carro vá abaixo ao transpor um obstaculo. Mesmo em modo manual Off Road em que o carro fica exactamente como um caixa manual.....
Gil podes ter ficado com má impressão pelo que sentis-te mas a verdade é que sem a programaçao que testamos o carro é bastante mais rapido, na ultima voltinha notou-se isso, e tem um disparo muito mais forte e rápido.....
Na caixa no modo normal as coisas mudam de figura, fazem-me lembrar a minha m#rc#des que no modo W arranca sempre em segunda e parece que ando sempre com a embraegem em carga, por isso ando sempre em modo sport ou Summer como alguns dizem. O nosso disco no modo normal é assim, mais pastelão e muda as mudanças muito mais cedo.... mudando para Sport o carro parece outro... facilmente levas as rpm acima das 4000 e aí sim sentes a força da besta. Aliás no modo Sport de pé a fundo em arranque, tem cuidado com ele pois a força cola-nos ao banco....
Tenho lido ( e não sei se é verdade ) que o Disco TD5 Auto é mais potente e tem mais binário que o sou irmão "normal" de facto algumas coisas que vi em fora de estrada dão essa sensaçao, mas como digo pode ser apenas impressão minha.
Quanto à caixa de velocidades é de facto uma boa caixa , semelhante às usadas nos BMW serie 7 da mesma altura.... são caixas ZF , agora como tudo na vida necessitam uma manutençao atenta e dessa forma podes ter caixa para muitos anos, as manuais tambem dão o berro e não é pouco.... por isso não acho defeito
O pessoal leva muitas vezes os carros a mecanicos sem a experiencia necessária, alguns nem têm Rovercom e isso não permite por exemplo ter a caixa com o ultimo software disponivel para a mesma e depois acontecem falhas.... muita atençao aos oleos e filtros....mudar regularmente eu até aconselho em intervalos menos espaçados do que a marca recomenda. Ontem alguem me dizia que mudava o oleo do motor aos 6000 Km e usa sempre oleos de topo....são manias, mas que em termos de vida do motor e rendimento ajudam.....não nos podemos esquecer que o uso que damos aos nossos carros não é normal.
Em jeito de conclusão vai sempre haver clientes para as duas caixas, ou por exemplo só quero caixas automáticas.....até no Smart tenho, e não troco por nada....mesmo sendo a caixa do smart um bom exemplo de tudo que esta errado na industria automovel , então na parte das caixas é um verdadeiro descalabro.....mas adoro o meu bolas... são manias.....
E pronto por agora é tudo deste acérrimo defensor das Auto Boxes

lembrei-me agora várias marcas já não têm nem como opçao caixa manual, a minha carrinha tem de ser auto...manual não existe .