Problema na caixa de velociddes

Discussão sobre Discovery I, II e 3
Filipesg
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 19 ago 2009 17:25
Land Rover: Discovery II TD5
Sócio LCP: 2152

Problema na caixa de velociddes

Mensagem por Filipesg »

Viva precisava de algumas luzes sobre uns problemas que estou a ter com a caixa de velocidades do meu Disco TD5.

Quando o comprei à uns 6 meses atrás as mudanças custavam muito a entrar, até que um dia em em pela estrada depois de parar num semáforo a primeira simplesmente recusou-se a entrar :yikes: Levei-o ao mecânico e o diagnostico foi um problema na bomba da embraiagem e teve que ser substituída... saiu da oficina melhor do que estava, mesmo achando que estava ainda um pouco duro de meter mudanças, mas no entanto mais força menos força nunca mais nenhuma se recusou a entrar.

Acontece que nestes dias tive que fazer perto de 1.000klm (Braga - Évora) em autoestrada, e os problemas voltaram, sempre que parava na portagem o raio das mudanças recusavam-se a entrar precisava de carregar varias vezes na embraiagem e até com muita violencia meter a primeira velocidade :( e mesmo depois de meter a primeira as outras seguintes entravam também quase à marretada.

No entanto com o carro desligado as mudanças parecem manteiga entrem na perfeição

O que se poderá estar a passar? :??

Por fim quanto deveria dar um TD5 de velocidade máxima em autoestrada? o meu só dava principalmente 140 à ida para baixo, na vinda já ia dando 150 e nunca chegou aos 160, pensei que estas maquinas andavam mais um bocadinho.
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Re: Problema na caixa de velociddes

Mensagem por FLG »

Viva Filipesg
quando o liga a 1ª vez, por exemplo de manhã, tambem acontece isso?
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Quintaos
master TT
master TT
Registado: 14 jun 2006 11:14
Land Rover: Defender 90 TD5 2001
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960
Sócio LCP: 1470
RTI: 0
Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães

Mensagem por Quintaos »

Juntaram-se tres Filipes :)

Sera que o mecanico meteu na caixa o lubrificante apropriado?? 'E uma das causas provaveis desse problema.... ;)
Quanto a velocidade max, com pneus 255/55/18, o meu vai facilmente aos 160km/h...

Abraco
Abraço
Filipe Quintãos
Luis DiscoTd5
master TT
master TT
Registado: 15 abr 2006 23:17
Land Rover: Discovery 300 Tdi MMC * Vendido *
Discovery Td5 Se 11/2000 " El Chibico II"
Sócio LCP: 624

Mensagem por Luis DiscoTd5 »

Mais um Filipe ao barulho :)

O meu Disco TD5 passa facilmente essa velocidade , com os pneus 255/16 anda nos 140 sem qualquer problema, daí para cima vai muito facilmente para cima dos 160 em plano.... em plano consigo leva-lo aos 180 !! Só tentei uma vez para ver :)

Quanto à caixa não posso ajudar, mas existem muitos mecanico que colocam lubrificantes errados e depois podem acontecer coisas dessas, e pelo que me disseram os Discos são diferentes dos carros "normais" pelo menos foi o que me disseram no 300 .
Imagem
O MEU MAIL CORRECTO É LUIS.COSTA@GESE.PT ( depois tenho de mudar o da imagem )
Filipesg
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por Filipesg »

by FLGFLG » Wed Dec 16, 2009 11:31 am

Viva Filipesg
Não... ai vai entrando... embora exija também algum esforço.

Entretanto telefonei ao meu mecânico, e vamos verificar amanhã se não será de uma segunda bomba que a embraiagem leva;
mas no entanto uma coisa é verdade: desde que mudei a 1ª bomba tenho o chão da garagem cheio de óleo, ele sempre deixou cair uma pingazita mas era da caixa e era pouco, na altura não fiz nada porque ficou para mais tarde resolver esse problema (como tinha que desmontar a caixa ficou para uma altura em que se tivesse de trocar alguma coisa que envolvesse desmontar a dita, até lá em cada revisão controlavas-se os níveis de óleo da caixa).
Mas desde que levou a bomba caia muito mais óleo, mas pensei que seria da caixa, será da embraiagem o óleo?
JorgeBento
master TT
master TT
Registado: 25 mar 2008 23:21
Land Rover: Discovery 200 de 1994
Sócio LCP: 2054

Mensagem por JorgeBento »

Filipesg Escreveu:
by FLGFLG » Wed Dec 16, 2009 11:31 am

Viva Filipesg
Não... ai vai entrando... embora exija também algum esforço.

Entretanto telefonei ao meu mecânico, e vamos verificar amanhã se não será de uma segunda bomba que a embraiagem leva;
mas no entanto uma coisa é verdade: desde que mudei a 1ª bomba tenho o chão da garagem cheio de óleo, ele sempre deixou cair uma pingazita mas era da caixa e era pouco, na altura não fiz nada porque ficou para mais tarde resolver esse problema (como tinha que desmontar a caixa ficou para uma altura em que se tivesse de trocar alguma coisa que envolvesse desmontar a dita, até lá em cada revisão controlavas-se os níveis de óleo da caixa).
Mas desde que levou a bomba caia muito mais óleo, mas pensei que seria da caixa, será da embraiagem o óleo?
Boas

Na minha opinião se elas entram bem com o carro parado e com o motor a trabalhar não, o problema nao é na cx de velocidades (ainda bem para ti) mas sim na embraiagem, ou pq a bomba que te meteram é dos chinocas e já foi ou pq tb a bomba principal ja nao está bem...... agora cx nao é de certeza

JB
joca_do_landinho
júnior TT
júnior TT
Registado: 21 jun 2007 05:31
Land Rover: Série III; verde; soft-top; 1978
Defender 200tdi; Branco, 1991
Sócio LCP: 1289

Mensagem por joca_do_landinho »

Boas
SE a bomba mudada foi a principal, agora é possivel que a secundária tenha também pifado; daí o pingar da caixa.
Custa uns trinta Euros e demora cerca de uma hora a mudar (sem pressas)
Cumprimentos
pelesapo
pleno TT
pleno TT
Registado: 14 nov 2007 22:24
Sócio LCP: 1490

Mensagem por pelesapo »

Caixa não é como já foi dito. Faz o seguinte teste: com o carro parado(sem o motor a trabalhar)engatas a 1ª , carregas na embraiaguem e pões o motor a trabalhar se ele der indícios de arranque das duas uma ou a bomba secundária gripada ou a primária.Também pode ser a prensa da dita que já foi, mas como dizes que mija no chão é a bomba secundária.Abraços, feliz Natal :) :)
miguelventura
júnior TT
júnior TT
Registado: 21 jul 2008 23:43
Land Rover: Defender 90 td5
Ano-2002
Sócio LCP: 0

Mensagem por miguelventura »

Como jà se disse aqui se perde oleo pela bomba poderà estar apanhar ar no circuito dai o pedal pegar em baixo

Abràço!
ImagemImagemImagem

Miguel Ventura
Eunice Ventura
Arcos de Valdevez
Filipesg
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por Filipesg »

Viva

Acabo de vir do mecânico e foi detectado logo o principal culpado do problema: o tapete de borracha :sing: é verdade o raio do tapete estava muito para dentro e não permitia que o pedal da embraiagem chegasse ao fundo.

Logo as mudanças começaram a entrar sem problemas, mesmo assim o mecânico sangrou o sistema e concluiu que tenho uma folga na embraiagem que não é normal apontando o problema para os garfos da embraiagem.

Como também tenho a dita fuga de óleo na caixa (que está a pingar mais um bocado que antes) vamos aproveitar que temos que mexer na embraiagem para desmontar as caixas e tapar as fugas. Mas isso só em Janeiro devido ao excesso de trabalho do mecânico e às festividades que se aproximam.

Conclusão: o tapete deixou-me ficar mal :bolas: e ando com ele para já sem chatisses. :driving:

Obrigado a todos pelas dicas.
FLG
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Afinal de contas o tapete de borracha é que é dos Chinocas... :lol: :rofl: