Que pressão nos pneus !!!

Discussão sobre Discovery I, II e 3
Paias
júnior TT
júnior TT
Registado: 21 set 2008 10:46
Land Rover: EX - LR Discovery II de 2001
LAND ROVER Discovery 3 TDV6 HSE de 2004
Range Rover Classic de 1996
Sócio LCP: 1975

Que pressão nos pneus !!!

Mensagem por Paias »

Boas
Uma ajudinha.
tenho montados uns 245/75-16. (BFGoodrich All terrain T/A)
Que pressão aconselham para andar em AE?
LandAbraço
Última edição por Paias em 08 dez 2009 18:45, editado 1 vez no total.
LAND ROVER DISCOVERY 3 TDV6 de 2004
Ex... LAND ROVER Discovery TD5 de 2001
Sócio LM C P 1975
LAND ROVER...uma opção de vida!!! :)
ImagemImagem
ImagemImagem
Luis DiscoTd5
master TT
master TT
Registado: 15 abr 2006 23:17
Land Rover: Discovery 300 Tdi MMC * Vendido *
Discovery Td5 Se 11/2000 " El Chibico II"
Sócio LCP: 624

Re: Que pressão nos penus !!!

Mensagem por Luis DiscoTd5 »

Ola Paias,

Tens o carro levantado em quantos centimetros???

Os pneus nao roçam em nada???
Imagem
O MEU MAIL CORRECTO É LUIS.COSTA@GESE.PT ( depois tenho de mudar o da imagem )
Paias
júnior TT
júnior TT
Registado: 21 set 2008 10:46
Land Rover: EX - LR Discovery II de 2001
LAND ROVER Discovery 3 TDV6 HSE de 2004
Sócio LCP: 1975

Mensagem por Paias »

Não. Não roçam em nada.
tenho calços de 3ccm na frente por causa do peso do guincho...
LAND ROVER DISCOVERY 3 TDV6 de 2004
Ex... LAND ROVER Discovery TD5 de 2001
Sócio LM C P 1975
LAND ROVER...uma opção de vida!!! :)
ImagemImagem
ImagemImagem
Quintaos
master TT
master TT
Registado: 14 jun 2006 11:14
Land Rover: Defender 90 TD5 2001
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960
Sócio LCP: 1470
RTI: 0
Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães

Mensagem por Quintaos »

Boas,

Eu nos 245/70 ando com 2.5b nos 4 pneus.
Mas o teu como tem mais peso, deves andar com mais, eu experimentava meter mais 0.2b.

Abraco
Abraço
Filipe Quintãos
pmspm
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 mar 2006 12:17
Land Rover: Discovery II TD5 2001, Freelander Td4 2003
Sócio LCP: 1404

Re: Que pressão nos pneus !!!

Mensagem por pmspm »

Ora aqui está mais uma bela pergunta...

Eu, uma vez mais porque sou bastante leigo, ando com a pressão recomendada: 1.9 à frente e 2.6 (ou 2,7? não me lembro) atrás.

Se meteres mais, especialmente à frente, podes ter alguma vantagem (mínima, claro) a nível de consumos, mas atenção que estás também a mudar a distribuição de peso numa travagem. Se as pressões forem iguais em todos os pneus, o carro vai comportar-se de maneira bastante diferente em travagem. Além disso o carro fica um pouco mais saltitão.

Mas neste carro, qualquer pneu com a pressão recomendada para a frente parece que fica sempre demasiado vazio... pelo menos a nível de aspecto :driving:, pelo que dá vontade de meter um bocadinho mais (tipo 2.1 ou 2.2) para o pneu não fazer tanta barriga.
Já tive os Michellin XPC 235/70R16 originais, e agora tenho BFG AT 235/70R16 e BFG MUD 245/75R16.

Fora de estrada, até se pode baixar um pouco atrás face à pressão recomendada para ter um pouco mais de tracção.

Abraço,
Pedro Machado, 937781213
Discovery Série II 2001; Freelander Td4 2003
E-mail e MSN: pedro.machado@ist.utl.pt
O meu site TT : http://pedromachadott.pt/
pmspm
pleno TT
pleno TT

Mensagem por pmspm »

Paias Escreveu:Não. Não roçam em nada.
tenho calços de 3ccm na frente por causa do peso do guincho...
Estranho... eu quando montei os meus MUD 245/75R16 tinha ainda o pára-choques original e molas mais altas (Defender) e rodando a direcção toda para um lado, o pneu (que ficava com a parte da frente para dentro) roçava à frente na protecção da cava da roda. Será por causa do rasto dos MUD ser diferente?

Já agora, e para termos ideia do efeito dos calços na frente, podias participar :ok: :
http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?f=8&t=11910

Abraço,
Pedro Machado, 937781213
Quintaos
master TT
master TT
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960
Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães

Mensagem por Quintaos »

Mais uma daquelas perguntas pertinentes... estranho, o fabricante do automovel diz uma coisa, o produtor de pneus diz outra. :bolas:
O produtor diz que se deve andar com pressao igual nos 4 pneus e sempre 0,2b acima do maximo (do eixo de tras), aumenta longividade e diminui o consumo. Esta regra tambem 'e dada aos instruendos que vao tirar cursos de conducao na nossa pista de testes.

Abraco
Ps. O meu patrao 'e a Goodyear Dunlop Tires...
Abraço
Filipe Quintãos
pmspm
pleno TT
pleno TT

Mensagem por pmspm »

Quintaos Escreveu:Mais uma daquelas perguntas pertinentes... estranho, o fabricante do automovel diz uma coisa, o produtor de pneus diz outra. :bolas:
O produtor diz que se deve andar com pressao igual nos 4 pneus e sempre 0,2b acima do maximo (do eixo de tras), aumenta longividade e diminui o consumo. Esta regra tambem 'e dada aos instruendos que vao tirar cursos de conducao na nossa pista de testes.

Abraco
Ps. O meu patrao 'e a Goodyear Dunlop Tires...
Se calhar, e realmente para termos mais longevidade e melhores consumos, os pneus não podem andar tão baixos como diz no manual do carro... mas se do ponto de vista do fabricante de pneus ele quer que durem muito... do ponto de vista da marca do carro eles querem é assegurar a maior segurança, por exemplo numa travagem... sacrificando talvez a durabilidade dos pneus.

A realidade é que se andarmos com os 2.6 que recomendam para o eixo traseiro nas rodas todas... o carro fica muito mais saltitão (já experimentei :lol: , e não gostei nada).

Quando dizes 0,2 bar acima do máximo... qual máximo?

Agora, uma coisa é verdade: metendo os 1.9 bar que a LR recomenda para a frente do Disco II o pneu fica com um pouco de barriga, que é aquilo que em todos os manuais recomendam que não se faça, pois diminui bastante a vida útil do pneu :sing:
Além disso, à medida que vamos alterando o carro, e por exemplo, metendo mais peso na frente como guincho ou pára-choques de ferro e protecções, deviamos também aumentar um pouco a pressão para compensar o peso adicional, não?

Abraço,
Pedro Machado, 937781213
Quintaos
master TT
master TT
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960

Mensagem por Quintaos »

Viva Pedro,

Olha que em termos de travagem, a distancia aumenta e nao diminui, se andares com menos pressao.. ;)
Quando disse maximo, estava-me a referir a pressao no eixo de tras, se atras for 2,6, deve-se por 2,8 nos 4. E atencao, nao sao so os fabricantes, incl. os clube autombilisticos internacionais, estilo ACP, ADAC, ACL etc dizem o mesmo, e nao devem estar a receber "patrocinios" para o fazer.. :)
E o intresse de qualquer empresa 'e a obtencao de lucro, portanto, se eles venderem menos, menos lucro tem, certo? Portanto, eles querem 'e vender, e neste momento a coisa na esta no seu melhor... :ohnao:

Quanto a alteracoes no carro, acho que ja tinha referido que se deve aumentar a pressao... ;)

Abraco
Abraço
Filipe Quintãos
Quintaos
master TT
master TT
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960

Mensagem por Quintaos »

Viva Pedro,

Olha que em termos de travagem, a distancia aumenta e nao diminui, se andares com menos pressao.. ;)
Quando disse maximo, estava-me a referir a pressao no eixo de tras, se atras for 2,6, deve-se por 2,8 nos 4. E atencao, nao sao so os fabricantes, incl. os clube autombilisticos internacionais, estilo ACP, ADAC, ACL etc dizem o mesmo, e nao devem estar a receber "patrocinios" para o fazer.. :)
E o intresse de qualquer empresa 'e a obtencao de lucro, portanto, se eles venderem menos, menos lucro tem, certo? Portanto, eles querem 'e vender, e neste momento a coisa na esta no seu melhor... :ohnao:

Quanto a alteracoes no carro, acho que ja tinha referido que se deve aumentar a pressao... ;)

Abraco
Abraço
Filipe Quintãos
pmspm
pleno TT
pleno TT

Mensagem por pmspm »

Quintaos Escreveu:Viva Pedro,

hum... não estou a conseguir chegar lá... É que se andares com menos pressão tens maior base de contacto com o chão, logo mais atrito, logo a distância de travagem que depende do atrito... devia diminuir, não?

Quanto a meter 2,8... epá, parece um bocado exagerado... já com 2.6 nas 4 o carro fica tão saltitão...

abraço,
Pedro Machado, 937781213
Quintaos
master TT
master TT
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960

Mensagem por Quintaos »

Pois, isso 'e que a maioria pensa, mas devido a construcao do pneu, se andar com pressao a menos, forma-se estilo um "W" o que leva a que o centro do pneu nao esteja em contacto com o solo. Alem de aumentar a temperatura do mesmo devido ao maior artrito com o solo. Consegue-se ver atraves o que no laboratorio se chama de "Footprint", o pneu 'e rolado sobre um chao vidrado e uma camara faz imagens do pneu, "visto de baixo", incl. imagens termicas. O mesmo se aplica se o pneu tiver pressao a mais, mesmo muita pressao a mais, ai entao forma-se um "V". No link abaxio esta exemplificado:
http://www.kwik-fit.com/assets/jpg/grap ... ssures.jpg

Quanto a pressao, so pelo facto de o teres artilhado, xoques de ferro, guincho etc, nao te devias de guiar pelo manual, e por mais do que 1,9b. ;) Se for o caso que ainda andes com os 1.9b claro..
No meu, com 255/55/18 ando com 2.8 e nao acho muito duro, como digo, EU nao acho duro...
Com os 245/70/16 de inverno, ja ando so com 2,5...

Aqui alguns links sobre pneus, nao sei se conhecem:
http://www.carbibles.com/tyre_bible.html
http://www.tirerack.com/tires/tiretech/ ... p?techid=1

Qq coisa que for preciso, 'e so apitar

Abraco
Quintaos
Abraço
Filipe Quintãos
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Mensagem por mpblue »

Boas:

Eu no 300 ando com 2,4 nos 4 pneus, isto, porque se colocar a pressão conforme o manual, os pneus não ficam todos com a mesma distância ao solo (distância do eixo ao solo), o que logo obriga o diferencial da caixa de trasnferências a ter diferenças de velocidades entre o eixo frontal e traseiro (e quanto se liga o bloqueio, estamos a colocar o diferencial em esforço...).

Mais, em qualquer fabricante de automoveis, o normal é ter mais pressão no eixo frontal, visto que é esse o eixo que suporta mais peso, e corrigir a pressão do eixo traseiro em função da carga...

Não acho que as pressões aconselhadas pela LAND ROVER sejam as mais correctas...

E tambem acho que 2,8, é um pouco duro de mais, especialmente se o asfalto não for dá melhor qualidade, como é o caso aqui em Portugal, onde os buracos abundam (especialmente agora no inverno...).
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223